Começando o tratamento contra a dermatite: Quais são os primeiros passos?


  • +A
  • -A

Apesar de possuir sintomas gerais que a caracterizam como uma só doença, a dermatite possui diversos tipos, cada um com as suas especificidades. Portanto, ao ser diagnosticado com esta reação alérgica, é preciso que você, em primeiro lugar, identifique o tipo de dermatite que tem, para saber os procedimentos exatos que devem ser adotados.

O primeiro passo no tratamento da dermatite é o entendimento da sua cronicidade e das suas principais causas, pois assim conseguimos evitar os principais desencadeantes das crises de dermatite, reduzindo a necessidade de tratamentos mais invasivos”, aponta a dermatologista Karina Lopes.

 

Cuidados gerais indicados para os principais tipos de dermatite


A especialista destaca a dermatite atópica
, por ser muito comum em crianças, e comenta os principais cuidados recomendados: “Hidratar a pele com cremes específicos para pacientes atópicos; evitar banhos quentes e demorados, fatores desencadeantes, além do uso exagerado de sabonetes e detergentes, são algumas medidas importantes que você deve adotar”.

A dermatologista afirma que a educação do paciente e da família quanto à doença é essencial para a recuperação e também efetiva, no sentido de reduzir a frequência e a gravidade das crises. “Em caso de surgimento de lesões ativas, um dermatologista deve ser procurado para tratamento específico”, complementa.

 

Principais sintomas que indicam a manifestação de dermatites na pele

 


Dentre os sinais e sintomas gerais que indicam a manifestação de dermatites no corpo
, os principais são: pele muito seca e presença de lesões vermelhas e descamativas, especialmente nas dobras corporais. “É comum a associação da dermatite com doenças respiratórias, tais como rinite alérgica e bronquite asmática”, complementa a médica.

 

Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Começando o tratamento contra a dermatite: Quais são os primeiros passos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.