Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?


  • +A
  • -A

Manter a pele jovem e saudável por mais tempo é o desejo de muitas pessoas que não medem esforços para deixá-la bem cuidada. Uma substância que nem todo mundo conhece e que pode ajudar nessa tarefa é o silício orgânico, um mineral que faz parte da composição das células da pele e que pode ser consumido por meio da alimentação.

Silício orgânico fortalece células da pele e dos ossos


“O silício orgânico atua na regeneração celular, no estímulo à síntese das fibras de sustentação que ajudam a manter a firmeza da pele e também na reposição dos minerais perdidos pelos ossos, para que se mantenham fortes”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. O mineral faz parte da estrutura do colágeno, da elastina, das glicoproteínas e dos proteoglicanos, substâncias encontradas nas células da pele.

A diminuição da quantidade de silício orgânico disponível deixa a pele, as unhas e os cabelos mais finos e frágeis. Com o processo de envelhecimento, o corpo pode perder cerca de 80% desse rejuvenescedor natural. “Com a reposição, podemos recuperar cerca de 40% do silício orgânico perdido, melhorando a firmeza e a luminosidade da pele, suavizando linhas de expressão, deixando cabelos e unhas fortes e brilhantes”, aponta a médica.

Silício orgânico é encontrado na laranja, na banana e em peixes


O silício orgânico pode ser encontrado em alimentos. “Alguns alimentos que têm silício orgânico são maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, cenoura, cebola, pepino, abóbora e cereais, como arroz, milho, aveia, cevada e soja”, cita Juliana. Peixes, farelo de trigo, água com gás, amendoim e amêndoas também apresentam quantidades consideráveis do mineral.

 

Associado ao silício orgânico, existem outras medidas que ajudam a preservar a pele dos efeitos do envelhecimento. É importante manter uma dieta balanceada, evitar tabagismo e consumo de álcool, dormir cerca de oito horas por noite, evitar estresse e, claro, cuidar diretamente da pele: mantê-la hidratada, não dormir com maquiagem, higienizá-la adequadamente e usar cremes antienvelhecimento.

Produtos para pele com silício orgânico

Além da alimentação, existem no mercado alguns produtos dermocosméticos, como cremes para uso tópico, com o silício orgânico em sua composição para a prevenção dos efeitos do avançar da idade. Para adquirir um deles, não esqueça de consultar um dermatologista para fazer a escolha correta e iniciar um possível tratamento.

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 –  Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância do silício orgânico para ter uma pele mais jovem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.