Como funciona uma remoção de tatuagem usando lasers?


  • +A
  • -A

Ter uma tatuagem hoje não significa mais ter que carregar para sempre uma determinada marca na pele, graças à tecnologia. Com a remoção a laser algumas sessões são o suficiente para eliminar completamente aquele desenho ou aquela frase que já não fazem mais sentido para você. Mas como funciona exatamente esse recurso?

“O laser para remoção de tatuagem emite uma luz que passa pelas camadas superiores da pele sem causar nenhum dano para ser seletivamente absorvido pelo pigmento da tatuagem. Essa energia faz com que o pigmento se fragmente em partículas menores que são, então, removidas pelo sistema imunológico do paciente”, explica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Detalhes da remoção de tatuagem com lasers


De acordo com a especialista, o tratamento é feito em várias sessões, cujo numero vai
depender do tamanho da tatoo, da profundidade do pigmento na pele e também das cores utilizadas no desenho. Assim, diferentes energias podem ser utilizadas levando-se em conta as características distintas da pele do paciente e da tatuagem a ser removida.

O método pode ser realizado em qualquer pessoa, mas quanto maior o contraste entre a cor da pele e o pigmento da tatuagem, melhor o resultado. Dessa forma, pacientes com fototipos mais altos podem precisar de mais sessões para remoção satisfatória do pigmento, com risco maior de apresentar uma mancha esbranquiçada no local da tatuagem.

Efeitos na pele da remoção de tatuagem usando lasers


“Pode acontecer de pessoas com pele mais escura ficarem temporariamente com a área tratada um pouco mais clara. Outro tipo de complicação, mas que não é muito frequente, é
a ocorrência de cicatrizes hipertróficas ou queloides na área tratada. Isso ocorre, principalmente, devido a uma predisposição individual do paciente. Por isso, é importante realizar o procedimento a laser com um médico dermatologista capacitado”.

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como funciona uma remoção de tatuagem usando lasers?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.