Qual é a importância de cortar as unhas de pés e mãos?


  • +A
  • -A

As preocupações do dia a dia são tantas que por vezes as pessoas acabam esquecendo de cuidar de pequenos detalhes relacionados à própria saúde e higiene pessoal. O desleixo com as unhas dos pés e das mãos é um bom exemplo, já que, mal cuidadas, podem auxiliar na transmissão de diversas doenças.

 

Unhas grandes geram mau odor, micose e ficam mais propensas a encravar

 

De acordo com a imunologista Claudia Lobo César, as unhas alojam grande número de vírus e bactérias e, quanto maior o seu tamanho, mais facilidade os germes têm para se instalarem no local. “Com isso, aumenta o risco de infecções, principalmente se a pessoa tem o costume de roer as unhas, pois assim aumentam as chances de ingerir os germes que ali estão”, diz.

A médica afirma também que, se não higienizadas corretamente, as unhas podem causar problemas ainda mais sérios. “Quando passamos da hora de cortar as unhas, elas podem encravar, gerar mau odor por acúmulo de resíduos, umidade e também ocasionar micose. As unhas devem ser cortadas, no mínimo, a cada 15 dias”, conclui.

 

Mãos e pés devem ser sempre bem higienizados por conta da presença de germes

 

Contudo, esta atenção não deve ser dada apenas às unhas. Mãos e pés também alojam grande quantidade de germes, então devem ser sempre bem higienizados também. “Quando encostamos em objetos, bactérias e vírus que estão neles ficam em nossa pele e, com isso, são transportados para outros lugares. É por isso que as mãos são agentes transmissores de doenças em potencial”.

Para evitar esta contaminação, deve-se lavar as mãos frequentemente ao longo do dia com água e sabão, ou álcool em gel, caso não seja possível a limpeza do modo tradicional. “Os pés também não podem ser esquecidos, já que bactérias e fungos alojam-se entre os dedos e as unhas, onde células mortas se decompõem causando mau cheiro e também causando as micoses”, conclui a médica.

 

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba/SP. CRM-SP: 53881

 

Foto: Shutterstock

TAGS
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância de cortar as unhas de pés e mãos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.