Quais são as principais causas do ressecamento da pele?


  • +A
  • -A

Uma pele seca ou ressecada não é bem-vinda para a saúde do maior órgão do corpo humano e pode ser sinal de desidratação ou falta de cuidado no nosso dia a dia. É importante evitar que isso aconteça, por isso, vamos pegar algumas dicas com a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

As principais causas do ressecamento

São diversas as razões para uma pele ressecada. Elas podem ser desde fatores climáticos, como calor, frio e vento, até a idade avançada, quando as glândulas sebáceas reduzem a produção de sebo. “O ressecamento ocorre em muitos idosos, em pessoas que utilizam muito sabonete no banho e que tomam banhos quentes e demorados. Aquelas que frequentam piscinas cloradas e crianças alérgicas também sofrem com a pele ressecada”, exemplifica a médica.

Procedimentos e consequências

Caso você já esteja com a pele ressecada, o ideal é que procure um dermatologista o quanto antes para que os primeiros procedimentos sejam tomados no consultório. “Orientamos aos pacientes a tomar banhos mais frescos e rápidos, não utilizar muito sabonete no banho e aplicar um hidratante adequado uma a duas vezes por dia”, recomenda Ana Carolina.

Se o tratamento não for iniciado e o paciente ignorar os cuidados, as consequências não são nada agradáveis, prejudicando ainda mais o presente quadro. “A pele ressecada pode ficar ainda mais sensível a alergias, coceiras e consequentemente a infecções”, alerta a dermatologista.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52.72031-3 – Contato via Facebook

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são as principais causas do ressecamento da pele?"

Nair Moraes Vozniak

Tomo suplemento de cálcio e mais remedio para osteoporose sinto minha pele seca principalmente ao redir das unhas

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.