Quais são as principais causas das olheiras?


  • +A
  • -A

As olheiras são normalmente associadas a fatores rotineiros, como noites mal dormidas, cansaço acumulado e estresse. Apesar disso tudo realmente contribuir para o aparecimento das manchas ao redor dos olhos, há outras causas que justificam a sua manifestação. O processo de envelhecimento da pele e a predisposição genética são alguns exemplos.

Fumar pode causar olheiras


“As olheiras se manifestam como uma hiperpigmentação associada ou não ao edema das pálpebras e ocorrem por hábitos inadequados de vida, como falta de sono, tabagismo, além de fatores hereditários e constitucionais. Com o passar dos anos, ocorre uma alteração natural na anatomia dessa região e a pele fica mais fina e flácida”, explica a dermatologista Andreia da Costa.

As olheiras também podem ser resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, o que faz com que mais sangue seja levado à região, causando inchaço e reforçando a pigmentação. Neste caso, é importante achar um tratamento adequado para evitar riscos. Alergias e até mesmo o hábito de fumar também podem levar uma pessoa a desenvolver olheiras com mais facilidade.  

Como tratar as olheiras?


Eliminar completamente as olheiras não é tão fácil, mas com o tratamento adequado elas podem melhorar, diminuindo bastante a necessidade do uso de corretivos. “Tendo em vista os tratamentos existentes, recomenda-se começar pelo clareamento e hidratação da região com cremes de uso domiciliar”, explica Andreia. Substâncias como a vitamina C e E, ácidos hialurônico e kójico e niacinamida, dentre outras, estão entre os principais ativos de clareadores de pele.

Utiliza-se também aparelhos de laser, os quais visam estimular colágeno e clareamento da pele. Lasers de CO2 e com alvo em melanina e vasos são exemplos. “Há ainda outros procedimentos, como peelings de ácido tioglicólico e preenchedores a base de ácido hialurônico. Estes últimos são indicados quando há acentuação do sulco nasojugal. Eles promovem um efeito de sombra, deixando a região mais escura”.

Dra. Andreia Castanheiro da Costa é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina do ABC e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 101371

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as principais causas das olheiras?"

angela sales gomes

Durmo mal e tenho uma rotina muito cansativa pois trabalho de serviços gerais o que vocês me recomenda além de dormir mais e trabalhar menos

Cuidados Pela Vida

Olá Angela, a quantidade de horas de sono necessárias para recuperar o corpo é motivo de muito debate. Segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, cada indivíduo tem seu próprio tempo ideal de sono e a quantidade necessária de horas dormidas depende do cansaço físico e mental, da idade e até da genética de cada pessoa.De acordo com o médico, a maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas de sono por dia.
Dormir com a TV ligada ou levar laptop, tablet e smartphone para a cama são atitudes que podem atrapalhar; o ruído, o estresse, a rotina irregular, a alimentação incorreta e a temperatura inadequada são grandes vilões para uma boa noite de sono, por isso tente proporcionar um ambiente e rotina adequados para uma boa noite de sono e caso seja necessário procure a ajuda de um profissional.
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.