Por que lamber os lábios só piora o ressecamento da pele do local?


  • +A
  • -A

Manter os lábios sempre hidratados é fundamental para deixá-los não só bonitos, mas também saudáveis. A ação do vento, do frio e do sol, com o passar dos anos, agride os lábios, ressecando-os e murchando-os. Um dos mecanismos mais utilizados pelas pessoas para evitar que isso aconteça é lamber os lábios, mas a presença da saliva apenas piora a situação.

A ação da saliva nos lábios

“A saliva é muito ácida e acaba irritando a pele que fica ao redor dos lábios, causando  manchas escuras nesta região”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. A saliva é um líquido produzido na boca e constituído principalmente por água, com diversas funções, como umedecer o interior da boca e facilitar a digestão dos alimentos.

A melhor maneira para hidratar os lábios e, ao mesmo tempo, preservá-los contra os fatores ambientais é utilizar hidratantes labiais com fator de proteção solar. “O ideal é reaplicar um hidratante específico sempre que sentir ressecamento e ardência nos lábios”, aconselha a dermatologista.

Vírus, batom e o clima: Confira outros fatores que afetam os lábios

Existem ainda outros fatores que contribuem para deixar o lábio seco e sem vida. O clima frio e seco resseca a pele dos lábios e o tratamento de algumas doenças causadas por vírus, como o do herpes, também podem iniciar o ressecamento da região. “Os batons são cosméticos destinados a emoldurar os lábios e são compostos por ceras, óleos e pigmentos. Quanto maior a quantidade de cera, maior a duração do produto, porém, maior a chance de irritação”, afirma Gabriella.

Na direção oposta, quanto mais óleo, maior a hidratação. Os pigmentos, no entanto, podem causar alergias em pacientes sensíveis, levando à descamação e ressecamento. Segundo a médica, alguns óleos, como o de rícino, podem causar dermatite de contato alérgica.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que lamber os lábios só piora o ressecamento da pele do local?"

Luis Carlos de Freitas

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.