Por que a pele do rosto parece envelhecer mais rápido que o resto do corpo?


  • +A
  • -A

A pele do rosto fica com um aspecto mais envelhecido que a do restante do corpo mais rapidamente porque está constantemente exposta aos raios ultravioletas, visto que a área normalmente fica desprotegida da ação direta do sol. Este é o principal fator externo responsável pelo envelhecimento cutâneo, processo chamado de fotoenvelhecimento. 

“A pele do rosto é mais sensível e fina do que a do restante do corpo. A espessura da epiderme (camada mais superficial da pele) no rosto é, em média, de 0.12mm, sendo ainda mais fina na região próxima aos olhos. Além da espessura, outra diferença entre as peles do rosto e do corpo é o fato da quantidade de anexos, como pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas, ser maior na região da face”, avalia a dermatologista Maria Luiza Ducati.

 

Causas do envelhecimento da pele

 


As causas do envelhecimento da pele podem ser separadas em internas e externas. Dentre as causas externas está a já mencionada exposição solar, mas outros agentes também contribuem para esse envelhecimento, como o tabagismo e a alimentação inadequada. Os cuidados gerais com a saúde, portanto, são fundamentais para a manutenção da saúde da pele.

Já as causas internas são aquelas inevitáveis, que não podem ser alteradas. “A idade biológica de todo indivíduo determina a eficiência da renovação celular, a qual fica mais lenta a cada ano. A genética também tem um papel fundamental em como a pele envelhece, determinando a nossa etnia e tipo de pele”, explica a dermatologista.

 

Retardando o envelhecimento da pele

 


Para retardar o envelhecimento da pele, é fundamental minimizar os efeitos nocivos da exposição solar desprotegida. Por isso, é importante aplicar o protetor solar antes de sair de casa e reaplicar o produto durante o dia. Além disso, outros fatores como ter uma dieta balanceada e não fumar também são importantes para a saúde da pele. 
“É importante fazer a higiene adequada, hidratar, usar filtro solar e produtos próprios para cada faixa etária que melhoram a textura e a aparência da pele”, completa.

 

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

 

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que a pele do rosto parece envelhecer mais rápido que o resto do corpo?"

rosalina lobato

a pele do rosto é mas fica mas exposta ao sol :

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.