A pele das mulheres fica mais sensível com o tempo?


  • +A
  • -A

A pele das mulheres tende a se tornar mais sensível com o passar dos anos. À medida que a pele envelhece, a renovação celular se torna mais lenta e há diminuição do manto lipídico protetor da superfície cutânea, o que torna a pele mais áspera, seca e sensível aos efeitos da radiação ultravioleta.

A pele se torna mais sensível porque há perda de substâncias que constituem o filme lipídico protetor da barreira cutânea. Com isso, ocorre alteração no pH e aumento da perda transepidérmica de água”, explica a dermatologista Maria Luiza Ducati. O desequilíbrio hormonal também é um dos responsáveis por alterar a eficácia da barreira cutânea.

Riscos da sensibilidade cutânea nas mulheres


Tendo isso em vista, passa a haver um menor suprimento sanguíneo da pele impedindo a entrega adequada de nutrientes e oxigênio para esta região. Como a pele das mulheres
começa a se recuperar mais lentamente com passar do tempo, ocorre uma diminuição da imunidade local que torna a pele mais propensa a infecções e menos à cicatrização.

A exposição ao sol normalmente já é um grande problema e para as mulheres com a pele mais sensível se torna uma questão ainda maior. A pele se torna ainda mais sensível aos efeitos da radiação ultravioleta e a pele sensível necessita do uso de produtos, incluindo protetor solar específico para evitar qualquer irritação.

Cuidados necessários com a pele sensível


“Quando falamos em pele sensível, quanto menos ingredientes e fragrâncias melhor. As mulheres com pele sensível
devem optar por agentes de limpeza calmantes que ajudem a restaurar o pH ideal da pele, hidratantes livres de irritantes que ajudem a reconstituir a barreira cutânea e protetores solares com filtros físicos que geralmente causam menos irritação”.  

 

Dra. Maria Luiza Ducati Dabronzo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende em São Paulo. CRM-SP: 150813

Foto: Shutterstock

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A pele das mulheres fica mais sensível com o tempo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.