Minoxidil: Quais as vantagens do tratamento tópico em comparação ao oral?


  • +A
  • -A

Há alguns anos, a calvície (ou alopecia, no termo médico) era algo inevitável para muitos homens e até para algumas mulheres. Hoje, no entanto, existem diversos tratamentos voltados para combater a queda de cabelos. Uma importante substância para o tratamento é o minoxidil, vasodilatador utilizado inicialmente para controle da hipertensão arterial, mas que tem mostrado resultados positivos no tratamento da alopecia.

Como o minoxidil atua no couro cabeludo?


“O medicamento é utilizado na calvície porque promove a multiplicação das células do folículo piloso por meio do aumento da circulação sanguínea e da oxigenação”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli. Esse folículo é responsável pela produção e crescimento dos fios.

O minoxidil pode ser encontrado tanto para o consumo tópico quanto oral, mas o primeiro apresenta vantagens. “Os efeitos adversos são aumento de pelos em algumas áreas ou até de forma difusa, mas o tratamento tópico tem menos efeitos adversos associados”, explica a especialista. Isso significa que o uso tópico permite que os pelos cresçam apenas nas partes em que foi detectada a calvície e que incomodam o paciente, além de evitar efeitos indesejados, como impotência, comuns em medicamentos contra a calvície via oral.

Como potencializar os efeitos do minoxidil?


De acordo com Kaliandra, o minoxidil tópico é indicado principalmente para homens com menos de 40 anos com alopecia recente. A dermatologista recomenda a aplicação da substância, na forma de loção, no couro cabeludo por duas vezes ao dia. O uso deve ser contínuo, já que a interrupção pode provocar o retorno da queda capilar.

É importante se consultar com um especialista antes de iniciar o uso de qualquer substância ou produto para que sejam avaliadas as melhores opções de tratamento para cada caso. A médica cita que podem ser aplicados lasers, radiofrequência fracionada e microagulhamentos, em associação ao minoxidil, para estimular o crescimento capilar e obter resultados ainda mais satisfatórios.

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – www.kaliandra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Minoxidil: Quais as vantagens do tratamento tópico em comparação ao oral?"

Ezequiel

Quantos meses pra obter resultados ?

Cuidados Pela Vida

Olá Ezequiel. O tempo pode variar de acordo com cada pessoa, mas em média são 6 meses para começar obter resultados.
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.