Micose: Quais partes do corpo costumam ser mais afetadas pela infecção?


  • +A
  • -A

Manchas vermelhas ou brancas, descamamento e coceira? Cuidado, esses são alguns dos sintomas da micose, infecção como a candidíase e a pitiríase versicolor, causadas por diferentes tipos de vírus. Alguns deles, os chamados dermatófitos, podem ser transmitidos entre as pessoas.

Regiões com dobras são as mais atingidas pela micose


Algumas partes do nosso corpo costumam ser mais afetadas pelas infecções do que outras. “Na pele, apesar de poder acometer qualquer área do corpo, é mais comum nas regiões de dobras, como virilhas e axilas, e também nos pés, na planta e nas dobras entre os dedos”, conta a dermatologista Bianca Venturini.

As unhas também podem apresentar sintomas da micose. Um dos tipos de infecção, por exemplo, as dermatofitoses, podem causar lesões e descolamento das unhas. “A micose pode acometer também o couro cabeludo, com descamação e, em algumas vezes, provocar o surgimento de áreas arredondadas com fratura dos cabelos”, afirma a especialista.

Tratamento das micoses pode ser feito com cremes antifúngicos


É importante realizar o tratamento para se livrar dos sintomas de maneira rápida e eficiente. “As micoses superficiais e cutâneas são tratadas com medicamentos chamados de antifúngicos, que podem ser de uso local, os cremes, ou de uso oral, dependendo da gravidade e extensão do quadro”, explica a Dra. Bianca.

A maioria dos antifúngicos convencionais atua sobre a parede do fungo, inibindo o ergosterol, principal lipídio encontrado em suas membranas. Ao alterar a característica da parede do fungo, ocorre a morte celular, permitindo sua eliminação. Segundo a médica, os pacientes devem respeitar as orientações para prevenir uma nova infecção e jamais devem interromper o uso de um medicamento sem consultar um dermatologista.

Dra. Bianca Venturini é dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pós-graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). CRM-RJ: 52778249

Foto: Shutterstock

TAGS
micose
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Micose: Quais partes do corpo costumam ser mais afetadas pela infecção?"

Eva Maria quequi

o meu marido tá com o corpo dele parece uma escama de peixe e da muita coceira

Cuidados Pela Vida

Olá Eva. É muito importante que seu marido passe por uma consulta com um dermatologista.
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.