O uso de maquiagem é prejudicial para a pele de crianças, que é mais sensível?


  • +A
  • -A

Muitas meninas adoram imitar as mães e não podem ver um estojo de maquiagem para logo se enfeitarem. E as atrizes mirins que precisam ser produzidas para peças de teatro e TV? As crianças podem ter relação com a maquiagem desde cedo. Mas será que esse contato pode ser prejudicial à saúde da pele?

Maquiagens não são recomendadas

A pele das crianças é sensível e requer cuidados especiais. “A pele da criança é mais delicada. Devemos ter bastante cuidado, pois ela é  mais reativa e propensa a alergias. Além disso, ocorre absorção sistêmica de substâncias e medicamentos através da pele, sendo prejudicial para a saúde da criança e podendo levar a casos de intoxicação medicamentosa”, alerta a dermatologista Ana Carolina Sangenetto Fernandes.

Devido à delicadeza da pele infantil, a utilização de cremes e pomadas, por exemplo, deve seguir sempre a orientação de um médico. Mas e as maquiagens? Pois é, os produtos não são recomendados para as crianças, principalmente devido ao risco de alergias.

Papel dos pais com artistas mirins

Caso a maquiagem seja obrigatoriamente uma rotina na vida de uma criança, como é o caso de pequenos artistas, os pais devem ficar atentos para recomendações importantes feitas por especialistas. O bom conhecimento dos cosméticos e a higiene são fundamentais.

“Deve-se sempre usar uma maquiagem de qualidade, reconhecida e dentro do prazo de validade. E após a aplicação,  é necessário retirar a maquiagem, lavando com bastante água”, orienta a Dra. Ana Carolina.

Dra. Ana Carolina Sangenetto Fernandes é dermatologista, formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro – CRM 52720313 – Contato via Facebook

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso de maquiagem é prejudicial para a pele de crianças, que é mais sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.