Por que o limão, em contato com a pele exposta ao sol, pode causar manchas?


  • +A
  • -A

Está na praia e deu vontade de tomar aquela limonada ou uma caipirinha feita na hora? Apesar de ser tentador aliviar o calor com uma dessas bebidas, é preciso ficar de olho para não deixar algumas gotas pingarem na pele. Não é mito nem lenda urbana: o suco de limão pode causar manchas na pele se for exposto à luz solar.

“O suco de limão provoca uma sensibilização pela luz solar, tornando-o tóxico para a pele. Ocorre uma reação fototóxica que provoca verdadeiras queimaduras”, explica o dermatologista Murilo Drummond. Essa reação é causada pela substância furocumarina, que é rapidamente absorvida pela pele.

Frutas cítricas podem manchar e queimar a pele

 

Não é só o limão que causa manchas quando combinado com os raios ultravioletas. Segundo o médico, o figo também pode provocar o mesmo problema. Outras frutas cítricas também, como a tangerina e a laranja, mas os casos com limão são mais frequentes por causa do uso mais frequente desse alimento na culinária.

Na hora de manipular o limão, alguns cuidados simples podem evitar o surgimento de manchas. “Você deve manipular sempre fora do sol, porque mesmo tendo lavado as mãos podem sobrar partículas mínimas que podem desencadear manchas ou queimaduras”, alerta Drummond. Ele diz ainda que até a mão de outra pessoa com resquícios de limão pode marcar ao encostar no corpo.

Limão e sol não combinam

 

O especialista recomenda também não usar limão para temperar peixe se estiver diretamente exposto ao sol e evitar consumir bebidas feitas com limão mesmo com canudos. “Limão e sol não combinam definitivamente”, decreta o dermatologista. Nesse verão, fique de olho também em filtros solares de má qualidade, águas vivas e algas que também podem manchar a pele.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ 52.33705-1 – http://www.drmurilodrummond.com.br/

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o limão, em contato com a pele exposta ao sol, pode causar manchas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.