Higiene: dividir o sabonete do banho com outras pessoas pode transmitir doenças?


  • +A
  • -A

Dividir um lar com outras pessoas não é fácil. Além das regras de convivência, as regras de compartilhamento de objetos também devem ser obedecidas. Não apenas como uma forma de respeito ao espaço pessoal de cada um, mas porque são medidas higiênicas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão de agentes transmissores de doenças, como fungos, vírus e bactérias.

 

O sabonete em barra não deve ser compartilhado

 

Compartilhar o sabonete com outras pessoas, por exemplo, não é uma atitude recomendada por infectologistas. “Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva.

A melhor opção é que cada pessoa do lar tenha o próprio sabonete. Caso não seja possível, é importante limpá-lo e retirar quaisquer sujeiras e pelos acumulados antes do banho ou de lavar as mãos. A mesma indicação vale para as escovas de dente, já que o compartilhamento desse item é comparável a um beijo na boca de outra pessoa. Para manter sua escova livre de microorganismos prejudiciais, lave e retire o excesso de água depois do uso, antes de guardar.

 

Toalhas servem como meio de transmissão do vírus HPV

 

Outros objetos também são incluídos na recomendação. “O desodorante em roll on e a toalha de banho também devem ser individuais e não devem ser usadas por outras pessoas”, afirma a especialista. Por acumular umidade durante muito tempo, as toalhas podem acumular secreções, ácaros, fungos e bactérias.

Outro risco que o compartilhamento de toalhas traz é o vírus HPV, que afeta a pele e pode provocar câncer. O vírus do papiloma humano consegue sobreviver no tecido e infectar uma pessoa não contaminada. Para eliminar esse risco, o ideal é esticar a toalha depois do uso e trocá-la em menos de uma semana.

 

Dra. Angela Maria da Silva é infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia. CRM-SE: 1168

TAGS
micose
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Higiene: dividir o sabonete do banho com outras pessoas pode transmitir doenças?"

José Carlos Epaminondas de Souza

Gostei de reportagem,fica um alerta para as pessoas

Cuidados Pela Vida

Olá José Carlos, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Nossa intenção é essa mesmo, que todos possam ter acesso a informação e assim cuidar da saúde. Abraços.

Claudia

Muito bom esse artigo. Aqui em casa sempre separamos os nossos utensílios de higiene, desde pequeninhos 🙂

Cuidados Pela Vida

Olá Claudia, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Abraços.

Lúcia Costa

Eu adorei essas dicas de saúde que é de extrema importância…essa dica de higiene eu realmente adorei, gostaria de ter mais sobre higiene pessoal, porque trabalho como educadora infantil e percebo que algumas mães não tem esse hábito de higiene, talvez por desconhecer, então quero levar esse conhecimento para elas e as crianças. A equipe de Cuidados pela Vida estão de parabéns pelo artigo. Meu MUITO OBRIGADA!

Cuidados Pela Vida

Olá Lúcia, ficamos felizes por você ter apreciado a matéria. Nossa intenção é essa mesmo, que todos possam ter acesso a informação e assim cuidar da saúde. Abraços.

bia rocha

Esqueci e tomei banho com o msm sabonete q uma pessoa com Aids utilizou , o vírus do transmite se a pessoa com o virus tiver alguma ferida ? ou nao ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.