O herpes tem cura? Como é o tratamento da doença?


  • +A
  • -A

Apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. “Isso acontece porque o vírus tem afinidade por nossas terminações nervosas, e ali fica ‘adormecido’ entre uma crise e outra”, explica a dermatologista Karina Lopes.

Tratamento para herpes


A médica afirma que o tratamento das lesões é indicado tanto por diminuir os sintomas e a duração das vesículas (“bolhas de água”), quanto por reduzir a possibilidade de transmissão. “Utilizam-se medicações antivirais, as quais devem ser iniciadas o quanto antes. Elas reduzem a duração e a intensidade das lesões e dos sintomas”.

Os antivirais por via oral (comprimidos) são, segundo Karina, os mais indicados para o tratamento da doença, visto que os estudos demonstraram pouca eficácia das medicações de uso tópico em reduzir o período de evolução da crise de herpes. “O ideal é começar o tratamento o mais cedo possível, antes do surgimento das lesões, caso o paciente sinta sintomas locais de ardor, coceira ou dor. Com esse cuidado se torna até mesmo possível abortar o surgimento das lesões”.

Fatores de risco para herpes e cuidados importantes


Em geral, as crises de herpes são desencadeadas por variações na imunidade dos indivíduos, que pode estar ligada a fatores como exposição solar, estresse psicológico ou físico, infecções ou doenças em curso, período pré-menstrual, dentre outros fatores. “Por isso, recomenda-se evitar esses desencadeantes e proteger-se adequadamente do sol, na tentativa de reduzir o grau de recorrência das lesões”.

Também é de extrema importância no tratamento das crises de herpes ter cuidados gerais de higiene para evitar infecção secundária por bactérias, além de evitar contato direto das lesões com outras pessoas. Vale ressaltar que a doença pode não voltar em alguns indivíduos, mas não há como prever quando ou se isso vai acontecer. “Mesmo assim, não dá para considerar isso uma cura, pois sabemos que o vírus permanece alojado nas terminações nervosas, mesmo que não cause lesões visíveis clinicamente”.

Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "O herpes tem cura? Como é o tratamento da doença?"

Gutemberg

Eu peguei herpes passei pelo médico e foi receitado a ciclovia pomada e cumprimido sarei mas de vez em quando a pele do meu pênis fica irritado e vermelho o que faço repito a dose ou procuro de novo o médico?

Cuidados Pela Vida

Olá Gutemberg, apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, segundo pesquisas a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. Conforme explica a dermatologista Karina Lopes “Isso acontece porque o vírus tem afinidade por nossas terminações nervosas, e ali fica ‘adormecido’ entre uma crise e outra”. Aconselhamos uma avaliação com médico infectologista que poderá sanar todas as dúvidas. Abraços.

FRANK

Eu tenho herpes eu queria saber se.nao existe nenhuma vacina que pelo menos deixe o vírus fraco.as minhas crises são frequentes e não sei mas oque fazer tomo o medicamento na hora certa mas.passa uns dias volta a aparecer novamente.obrigado.

Cuidados Pela Vida

Olá Frank. Existem vacinas para herpes mas é sempre aconselhável que você procure um médico infectologista para que ele possa indicar o melhor tratamento para você. Abraços

Taina

Ola recebi meu resultado e veio reagente IgM e queria saber sobre essa doença se tem cura se aparece lesões no rosto por que em mim apareceu umas bolas inchadas parecendo espinhas mas não tem pontas Pra estoura e queria saber oque essa doença causa

Angelo Alves

Quais retrovirais são os mais indicados?

Cuidados Pela Vida

Olá Taina, apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Angelo. Por recomendação da Anvisa não podemos indicar medicamentos. Abraços

suiane

ola… gostaria de saber se existe vacina contra herpes, porque não cura???

Cuidados Pela Vida

Olá Suiane,
Apesar de existir tratamento efetivo para crises de herpes, a cura total do quadro, com eliminação do vírus do organismo dos pacientes, ainda não é possível. Isso acontece porque o vírus tem afinidade por nossas terminações nervosas, e ali fica ‘adormecido’ entre uma crise e outra. Existem algumas vacinas que ajudam a evitar o surgimento do herpes.
Abraços

Wellington

Olá eu tenho uns carocos aparece com um tempo some ele Coca e quando estoirá virá uma massinha com mal cheiro será que é herpes

Cuidados Pela Vida

Olá Wellington, pode ser herpes, mas somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato.

Laura

Durante 2 anos eu tive crises recorrentes de herpes, tomava aciclovir diariamente.Quando parava o aciclovir, as crises voltavam. Até ir num homeopata, que me passou um remédio e desde então, já faz 3 meses que não tenho crise. Tratamento super barato e eficaz, parece um milagre. O telefone dele é : Farmácia do Tchê : 062-33213348 .Fica em Anápolis-GO .

CAIO

Queria mostrar o meu caso para vocês.

nilza

Olá Laura, gostaria se possível me enviar o email da farmácia do tchê em Anápolis-Go. ou ainda a fórmula do medicamento que seu médico receitou para herpes. Obrigada.

Antonio Cícero

Ah algum problema em usar o antiviral diariamente, mesmo sem crises?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.