Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade


  • +A
  • -A

Aos 28 anos, Natália Landeiro sabe muito bem o que significa cuidar da pele e ficar bonita. Sua necessaire está sempre completa com produtos de limpeza: um creme aqui, uma água dermatológica ali, uma maquiagem acolá, tudo para deixar sua pele mais firme e vistosa. A hidratação começa logo depois de acordar. “Geralmente eu lavo a pele de manhã e, em seguida, tonifico e hidrato, depois passo um protetor solar com cor. Durante o dia, eu costumo borrifar água termal quando sinto que preciso, pois trabalho em escritório com muito ar condicionado. À noite, repito o processo de lavar, tonificar e finalizo com antirrugas, tanto nos olhos quanto no rosto.

Essa fonte de cuidados não é puramente estética. Natália começou a se prevenir por causa da oleosidade e da acne frequentes em seu rosto. A precaução tornou-se paixão e, hoje, a recifense é uma das responsáveis pelo portal ABC da Beleza, que conta com dicas de moda, de pele e de comportamento. Com mais de 200 mil seguidores no Facebook, o resultado do serviço tem sido satisfatório. “Acho que os maiores questionamentos no site são sobre a pele, tanto protetor quanto cremes de tratamento. Inclusive, algumas de nossas postagens sobre o tema geram mais de 300 e-mails e comentários com perguntas e dúvidas”.

 

Para Natália, a “ajudinha” com a pele tem nome e sobrenome: Lourdes Landeiro. Mãe e amiga, a psicóloga também é adepta da hidratação corporal. Aos 61 anos, ela acredita que o bom relacionamento com a filha ajudou a incentivá-la a ter zelo com a saúde, embora considere ser menos exigente. “Acho importante que as mulheres não durmam maquiadas, e tomem bastante água. Minha rotina de beleza é bem simples. Na parte da manhã eu lavo o rosto, aplico água termal, passo um bom hidratante e uma caprichada camada de filtro solar em toda face, mão, pescoço e colo. Como passo o dia todo no consultório, só à noite disponho de tempo para novamente me preocupar com a pele. Retiro a maquiagem, lavo o rosto, aplico água termal novamente e hidratante antirrugas. E claro, uma camada generosa de hidratante no corpo antes de dormir”.

Mãe e filha também têm um projeto juntas ligado à saúde. Elas são sócias no Instituto Hope, localizado em Vitória (ES), que mistura saúde, longevidade, produtividade e bem-estar. “Temos um trabalho multidisciplinar que abrange desde a psicologia ao coaching, até a área estética, dermatológica, acupuntura e yoga”, conta Natália.

Segundo Lourdes, qualquer mulher também pode cuidar da pele com carinho. “Acredito que a mulher só tem o aspecto envelhecido quando quer. Hoje em dia, temos muitos recursos, como cremes e procedimentos. Ainda mais para mim que trabalho em um instituto integrativo com outros profissionais de saúde que ajudam a cuidar de beleza e autoestima. Os 60 são os novos 40”. Fica a dica!

DICAS DE PELE

Depois de saber os métodos que Natália e a mãe Lourdes utilizam para ficar mais joviais, é importante perceber como cada faixa etária reage e qual a melhor forma de se cuidar. Pensando nisso, a esteticista Cristiane Rocha dá dicas importantes. Veja sua declaração:

Alterações hormonais e fisiológicas fazem com que a pele modifique algumas características ao longo da vida. Aos 20 anos, a pele encontra-se com boa elasticidade porque ainda não houve queda na produção do colágeno. Nesta fase, não é necessário o uso de cremes anti-idade, e sim, cuidados quanto à fotoproteção e hidratação. Utilizar filtro solar e hidratantes faciais servirão como fatores preventivos para manter a pele mais jovem e com menos rugas e linhas de expressão futuras. Higienizar e tonificar são cuidados imprescindíveis nesta fase.

Aos 30 anos, já há um decréscimo na produção de fibras de sustentação da pele, logo, a partir desta fase, em média, é comum surgir os primeiros sinais de ruguinhas e flacidez, ainda de forma sutil. Esta é a fase ideal para começar a utilizar cremes anti-idades com ativos antioxidantes. Os demais cuidados como higienização, tonificação e uso do filtro solar devem ser mantidos.

A partir dos 40, deve-se aumentar os cuidados com uso de cosméticos nutritivos, antioxidantes e hidratantes. Cosméticos com Vitamina C são excelentes opções, porque além da ação antioxidante, auxiliam no clareamento de manchas típicas da idade.

Cristiane Rocha é esteticista, cosmetóloga e professora de estética 

Texto de Rafael Munhos

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gerações da beleza: mãe e filha mostram que cuidar da pele é a fórmula da jovialidade"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.