Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma reação alérgica da pele que provoca sintomas como vermelhidão, descamação e bolhas cheias de líquido transparente. Além destes, há ainda a coceira, comum em vários tipos de dermatite e extremamente incômoda, principalmente por ser difícil de ser controlada. A sensação é agoniante, o que causa um forte desejo por alívio imediato.

Coceira pode ser controlada com tratamento específico


Todos estes sintomas podem ser controlados e o tratamento é normalmente feito com cremes e remédios prescritos por um especialista. No entanto, como cada tipo de dermatite está associado a causas distintas, os procedimentos costumam variar. “Na maioria das vezes conseguimos controlar os sintomas da coceira nas dermatites através do diagnóstico da causa e estabelecimento de tratamento específico”, explica a dermatologista Daniela Costa.

Identificar a coceira apenas não determina se de fato trata-se de uma dermatite, muito menos o seu tipo. Afinal, o sintoma é comum a um número vasto de enfermidades. “A coceira é um dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. As mais comuns são xerose cutânea (ressecamento da pele), dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, urticária, dermatite seborreica, micoses, e inúmeras outras”.

Coçar as lesões na pele pode resultar em infecção


Mais do que um mero incômodo localizado, a coceira atrapalha o dia a dia de um indivíduo e por isso mesmo precisa ser controlada através do tratamento da doença que a tenha como sintoma. “Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção. Hidratantes corporais dermatológicos e uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos) também fazem parte do tratamento de alívio dos sintomas”.

Dra. Daniela Costa é médica dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em São Paulo. CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock  

TAGS
manchas-na-pele
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?"

Heloosa Leivas

Tenho 66anos e IRC. A principio a dermatite era controlada com hidratacao, creme dermatologico e antihistaminico. Agora nada parece adiantar. Coca muito, principalmente de madrugada. Coloquei compressas geladas mas nem assim. Alguma sugestao?

Patricia

Dra tenho uma filha que sofre dessa doença que é a dermatite atopica,isso tem cura?O que posso fazer para amenizar manchas que ela tem No corpo e as escoriações

Cuidados Pela Vida

Olá Heloosa, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Orientamos a realizar uma consulta com o médico especialista, que após estabelecer o diagnóstico da causa poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia, a dermatite atópica é uma doença de pele que geralmente se desenvolve na infância e que se caracteriza por sintomas como feridas e irritações, muitas vezes nos braços e atrás dos joelhos, com a pele muito ressecada e coceira. A dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos para diminuir a coceira e a irritação local. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para sua filha. Abraços.

Aline

Boa noite!Dra eu já fui em duas dermatologistas eu tenho deematite atopica eu não aguento tanta coceira e eu já fiz tratamento e a cor da minha pele não volta. Tenho até vergonha de colocar roupas q aparece às manchas.

Cuidados Pela Vida

Olá Aline, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Raíssa Carvalho

Boa Tarde. Dra minha filha tem 1 ano e sofre dessa doença já passei por 5 Dermatologista e ninquem consegue controlar a coceira o que faço ?

Cuidados Pela Vida

Olá Raíssa, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um outro médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o caso da sua filha. Abraços.

Gabriela

Dra eu tenho 16 anos e sempre tive dermatite atópica, mais de uns tempos para cá vem piorando muito já não tenho noites de sono e não consigo usar roupas de verão devido tanta irritação e coceira não posso relar nada na pele por estar tão machucadas, e o efeito dos antihistaminicos já não fazem mais efeito, remédios caseiros seriam uma boa opção?

Cuidados Pela Vida

Olá Gabriela. Não recomendamos o uso de remédios caseiros pois cada organismo pode reagir de um jeito diferente. O ideal é você fazer um acompanhamento com um médico dermatologista. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.