Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma reação alérgica da pele que provoca sintomas como vermelhidão, descamação e bolhas cheias de líquido transparente. Além destes, há ainda a coceira, comum em vários tipos de dermatite e extremamente incômoda, principalmente por ser difícil de ser controlada. A sensação é agoniante, o que causa um forte desejo por alívio imediato.

Coceira pode ser controlada com tratamento específico


Todos estes sintomas podem ser controlados e o tratamento é normalmente feito com cremes e remédios prescritos por um especialista. No entanto, como cada tipo de dermatite está associado a causas distintas, os procedimentos costumam variar. “Na maioria das vezes conseguimos controlar os sintomas da coceira nas dermatites através do diagnóstico da causa e estabelecimento de tratamento específico”, explica a dermatologista Daniela Costa.

Identificar a coceira apenas não determina se de fato trata-se de uma dermatite, muito menos o seu tipo. Afinal, o sintoma é comum a um número vasto de enfermidades. “A coceira é um dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. As mais comuns são xerose cutânea (ressecamento da pele), dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, urticária, dermatite seborreica, micoses, e inúmeras outras”.

Coçar as lesões na pele pode resultar em infecção


Mais do que um mero incômodo localizado, a coceira atrapalha o dia a dia de um indivíduo e por isso mesmo precisa ser controlada através do tratamento da doença que a tenha como sintoma. “Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”.

O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção. Hidratantes corporais dermatológicos e uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos) também fazem parte do tratamento de alívio dos sintomas”.

Dra. Daniela Costa é médica dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atua em São Paulo. CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock  

TAGS
manchas-na-pele
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?"

Heloosa Leivas

Tenho 66anos e IRC. A principio a dermatite era controlada com hidratacao, creme dermatologico e antihistaminico. Agora nada parece adiantar. Coca muito, principalmente de madrugada. Coloquei compressas geladas mas nem assim. Alguma sugestao?

Patricia

Dra tenho uma filha que sofre dessa doença que é a dermatite atopica,isso tem cura?O que posso fazer para amenizar manchas que ela tem No corpo e as escoriações

Cuidados Pela Vida

Olá Heloosa, conforme afirma a Dra. Daniela é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção’. Orientamos a realizar uma consulta com o médico especialista, que após estabelecer o diagnóstico da causa poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia, a dermatite atópica é uma doença de pele que geralmente se desenvolve na infância e que se caracteriza por sintomas como feridas e irritações, muitas vezes nos braços e atrás dos joelhos, com a pele muito ressecada e coceira. A dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos para diminuir a coceira e a irritação local. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado para sua filha. Abraços.

Aline

Boa noite!Dra eu já fui em duas dermatologistas eu tenho deematite atopica eu não aguento tanta coceira e eu já fiz tratamento e a cor da minha pele não volta. Tenho até vergonha de colocar roupas q aparece às manchas.

Cuidados Pela Vida

Olá Aline, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Raíssa Carvalho

Boa Tarde. Dra minha filha tem 1 ano e sofre dessa doença já passei por 5 Dermatologista e ninquem consegue controlar a coceira o que faço ?

Cuidados Pela Vida

Olá Raíssa, não é possível fornecer orientações sem uma avaliação correta do caso. Orientamos a realizar uma consulta com um outro médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o caso da sua filha. Abraços.

Gabriela

Dra eu tenho 16 anos e sempre tive dermatite atópica, mais de uns tempos para cá vem piorando muito já não tenho noites de sono e não consigo usar roupas de verão devido tanta irritação e coceira não posso relar nada na pele por estar tão machucadas, e o efeito dos antihistaminicos já não fazem mais efeito, remédios caseiros seriam uma boa opção?

Cuidados Pela Vida

Olá Gabriela. Não recomendamos o uso de remédios caseiros pois cada organismo pode reagir de um jeito diferente. O ideal é você fazer um acompanhamento com um médico dermatologista. Abraços

Renato

Estou vivendo no Japão e aqui eh muito difícil ir no demartologista pela falta de comunicação(idioma), estou sofrendo uma coceira no corpo não homogenia mas saiu no começo nas pernas, depois nas nadegas e no braços, penso eu que por algo de contato( roupa ou algum pó no serviço), que alimentos a Dra recomendaria pra alivia a coceira( começa com uma feridinhas depois vai ficando vermelho ao redor e depois descama)

Nathalia

Tenho 15 anos e desde de que nasci tenho dermatita a minha afeta mais a noca atrás dos joelhos braços e rosto

Júliana

Olá minha filha tem 7 anos e tem dermatite, um hidratante q amenizou bastante foi o Johnson baby de bebê, e um antialérgico excelente mas não sei o nome, pois foi a dermatologista dela qm passou.

Elaine Aranha

Minha filha tem 4 anos e tem dermatite atópica Ela coça muito mas muito corpo gostaria de saber se tem alguma coisa que eu posso está fazendo para amenizar eu dou o Hixizine para ela mas não tá resolvendo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.