Qual é a importância de um anestésico tópico antes de fazer uma tatuagem?


  • +A
  • -A

Uma das maiores preocupações de quem vai fazer uma tatuagem pela primeira vez é, além da qualidade do desenho, a dor provocada pelo contato da agulha. Uma das formas de evitar o desconforto é escolher uma região da pele em que a dor é menos intensa. Outra é recorrer ao uso de anestésicos tópicos na hora de ser tatuado.

Anestésicos tópicos aliviam a dor causada por procedimentos na pele


Os anestésicos tópicos são substâncias aplicadas diretamente na pele para amenizar a dor diante de um procedimento, como fazer uma tatuagem e colocar um piercing. “O anestésico bloqueia a condução do estímulo nervoso quando aplicado em concentração apropriada no tecido”, explica o dermatologista Bruno Vargas.

Segundo o especialista, qualquer procedimento realizado na pele e que possa causar dores no paciente pode se beneficiar do uso dos anestésicos tópicos. Entre eles estão os tratamentos a laser, epilação, escleroterapia e outros. A eficácia da substância, de acordo com o profissional, dependerá do tipo escolhido e da concentração do ativo presente no produto.

Os cuidados antes e depois de fazer uma tatuagem


Antes de ir até o estúdio para fazer a tatuagem, existem alguns cuidados que devem ser tomados. “É muito importante que o local não esteja bronzeado e, também, não apresente lesões ativas. Em peles negras deve-se ter muita cautela, uma vez que a melanina da pele pode absorver o laser e causar queimaduras ou queloides”, alerta o dermatologista.

Sentir pouca ou nenhuma dor durante o procedimento não significa que algumas precauções devem ser deixadas de lado. O plástico colocado por cima da tatuagem, por exemplo, deve ser substituído a cada três dias para evitar a proliferação de bactérias. Use sabonetes antissépticos para higienizar a área e pomadas para ajudar na cicatrização e evite coçar e expor o desenho à luz solar.

Dr. Bruno Vargas é médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG 38959 – www.brunovargas.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a importância de um anestésico tópico antes de fazer uma tatuagem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.