O uso de bonés e gorros pode contribuir para a calvície?


  • +A
  • -A

Sabe-se que a calvície é provocada por fatores genéticos, então o hábito de usar boné ou gorro não contribui diretamente para a formação do quadro. No entanto, esses acessórios costumam estimular ou agravar alguns problemas capilares, os quais podem tornar os fios mais fracos, com consequente queda.    

“O uso de bonés e gorros pode deixar a cabeça úmida e quente, promovendo a proliferação de fungos. Isto é um problema para a dermatite seborreica (conhecida popularmente como caspa), mas não agrava a calvície”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. Usar boné ou gorro com o cabelo molhado estimula ainda mais a proliferação de fungos, assim como ficar com eles o tempo todo na cabeça. O couro cabeludo também precisa respirar.

Fatores que influenciam na calvície


Apesar da calvície ter uma herança genética, outros fatores também podem potencializar esse tipo de perda de
cabelo, tais como o tabagismo e o estresse. Alterações hormonais, anemia e diabetes também contribuem nesse sentido, porém em menor proporção. Como alguns desses fatores podem ser controlados e evitados, a ação do paciente também é muito importante.

“Atualmente a literatura tem reforçado que a deficiência de vitamina D3 e de ferritina podem ser uma das principais causadoras da perda dos cabelos. Observa-se ainda grande melhora do paciente que apresenta queda de cabelo quando os níveis normais desses nutrientes conseguem ser repostos”, explica a especialista.

Especificidades da calvície


A calvície ocorre por conta da miniaturização do pelo em algumas regiões do couro cabeludo, como a região frontal (testa) e no vértice (ponto mais alto cabeça). O fio vai ficando cada vez menor até sumir por completo. “Infelizmente, não há como evitar isto, mas é possível retardar o processo. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para avaliação clínica e solicitação de exames laboratoriais”.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O uso de bonés e gorros pode contribuir para a calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.