Como é o tratamento para as manchas na pele pós-acne?


  • +A
  • -A

Apesar de ser um sinal típico da adolescência, a acne também pode ser vista em adultos. Trata-se de um problema que surge por causa do acúmulo de sebo e restos de células que acaba obstruindo os folículos pilosos, estruturas minúsculas da pele por onde nascem os pelos. As espinhas, como as acnes são popularmente chamadas, podem incomodar devido à sua aparência, mas costumam deixar manchas mesmo depois de tratadas.  

Clareadores em forma de gel diminuem manchas causadas por espinhas


As espinhas podem provocar manchas porque são processos inflamatórios da pele. Uma inflamação altera a atividade dos melanócitos, aumentando a quantidade de melanina na área. Além disso, com o processo inflamatório, algumas células podem se romper e derramar o pigmento nas camadas da pele”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

Uma das formas de tratar essas manchas causadas pela acne é recorrer aos clareadores na forma de creme ou gel, que diminuem as imperfeições da pele e ajudam a torná-la mais uniforme. A especialista cita ainda outros mecanismos: “As manchas podem ser tratadas com o uso de protetores solares, peelings químicos e tecnologias da luz, como laser e luz pulsada”.

Espremer a acne ajuda a formar manchas na pele


O ideal, segundo a médica, é iniciar o tratamento das manchas depois de obter o controle da acne, já que novas lesões na pele podem provocar novas manchas. Mas, a profissional diz que, hoje, a Dermatologia já dispõe de tratamentos que reúnem o melhor dos dois mundos: possibilitam controlar a acne e fazer o clareamento da pele ao mesmo tempo.

Para evitar o surgimento das manchas, é importante abandonar um velho vício relacionado às espinhas. “Quando se manipula as lesões da acne de maneira inadequada, pode ocorrer uma piora desse processo inflamatório”, explica Vanessa. Espremer as espinhas, portanto, resulta no aumento da hiperpigmentação que dá origem às manchas e é algo que somente deve ser feito por um dermatologista.

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-SP: 100793.

Foto: Shutterstock

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o tratamento para as manchas na pele pós-acne?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.