Além da exposição solar, quais são as principais causas de manchas na pele?


  • +A
  • -A

A exposição ao sol é uma das causas mais conhecidas das manchas na pele, mas existem diversos outros fatores que colaboram para o surgimento dessas marcas. Esses fatores se associam aos vários tipos de manchas de pele existentes, tais como as melanoses ou manchas senis, sardas, melasma, manchas pós-inflamatórias e queratoses seborreicas.

Causas dos diferentes tipos de manchas na pele e consequências da exposição solar


Quando falamos de melasma, por exemplo, sabemos que predisposição genética e alterações hormonais contribuem no desenvolvimento das manchas. A hiperpigmentação pós-inflamatória, também muito frequente, ocorre após algum processo inflamatório cutâneo, como, por exemplo, um pelo encravado, uma picada de inseto ou uma espinha, que depois que se resolve e pode deixar uma mancha residual”, explica a dermatologista Aline Guimarães.

Além das manchas de pele, a exposição solar também pode resultar em envelhecimento precoce, rugas, câncer de pele, queimaduras, dentre outros. Falando em câncer de pele, vale mencionar o melanoma, um tipo mais agressivo da doença que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ele se parece com uma pinta, tem crescimento rápido e características específicas.

Manchas de pele perigosas


As manchas que geralmente representam riscos são lesões que apresentam crescimento progressivo, não se resolvem espontaneamente, podem coçar, sangrar, descamar e simular ferida que nunca cicatriza completamente. Na maior parte das vezes estão localizadas em áreas expostas ao sol (face, pescoço, couro cabeludo, colo e mãos).

“Os tipos mais frequente de manchas perigosas são os carcinomas de pele (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular) e as queratoses actínicas (consideradas lesões pré-neoplásicas). Nesses casos é importante procurar o médico dermatologista para avaliação e tratamento especializado”, alerta a profissional.

Modos de remover manchas de pele


O método para remover manchas na pele a ser utilizado vai depender do tipo da mancha. São usados desde cremes clareadores domésticos até procedimentos como peeling, laser para pigmento (Q-switched) e luz intensa pulsada, que são realizados no consultório. “A técnica utilizada depende do tipo da mancha e é importante passar por avaliação com o médico dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento”.

Dra. Aline Guimarães é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 155914

Foto: Shutterstock

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além da exposição solar, quais são as principais causas de manchas na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.