A pele negra é mais resistente ao aparecimento de manchas?


  • +A
  • -A

A pele negra possui algumas particularidades em relação às tonalidades mais claras e uma delas tem relação com o surgimento de manchas. Mas afinal, as peles mais escuras são mais resistentes ou mais propensas a elas?

Segundo o dermatologista Murilo Drummond, a pele escura pode ser mais sensível ao aparecimento de manchas e a explicação se dá pela maior quantidade de melanina. “As manchas causadas pelo sol e anticoncepcionais podem se manifestar de forma mais intensa”, afirma o médico.

Além da particularidade relacionada às manchas, os pacientes negros podem necessitar de cuidados específicos como o controle da oleosidade excessiva e cuidados com as formulações antiaging, como é chamado o tratamento que ajuda a retardar o envelhecimento.

Mais protegidos do sol


É correto afirmar que pessoas com pele negra têm maior proteção contra os danos que podem vir a ser causados pelo sol. No entanto isso não as deixam livres dos filtros solares. “Os filtros solares, em geral, devem apresentar pelo menos um FPS 15, pois , além das manchas, estes pacientes são, assim como pacientes de pele branca, suscetíveis a um tipo de câncer grave, o melanoma”, alerta o Dr. Murilo Drummond.

Ainda de acordo com a recomendação profissional, o protetor solar com fator 15 deve ser reaplicado constantemente, de forma idêntica às outras peles. Para as peles mais claras, o mínimo recomendado pelo consenso de fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é o FPS 30.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ 52.33705-1 – http://www.drmurilodrummond.com.br/

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A pele negra é mais resistente ao aparecimento de manchas?"

Anônima

A um tempo começou a aparecer manchas brancas em meus braços, fui ao dermatologista ele me recomendou um creme hidratante sem cheiro e bastante protetor solar e banhos morno…só que uns dias atrás fui na lagoa sem proteção nenhuma eas manchas queimarão agora elas estao bem mais visível porque eu me queimei no sol e estão conçando , o que eu faço qual melhor tratamento ?

Cuidados Pela Vida

Olá, recomendamos retornar ao dermatologista para reavaliação. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.