Por que idosos caucasianos costumam ter manchas escuras na pele?


  • +A
  • -A

A idade chega e com ela também aparecem aquelas manchinhas na pele. São as marcas naturais e características do envelhecimento humano. Mas qual é a explicação para o surgimento delas? A dermatologista Gabriella Albuquerque vai nos ajudar a buscar as respostas.

Sol é o grande responsável pelas manchas na pele

A justificativa para as manchas é um grande conhecido nosso e temos contato todo dia: o sol. Muitas delas surgem pelo corpo devido ao dano da exposição solar. “Esses danos são cumulativos. Como os idosos já apresentam um maior acúmulo de exposição repetitiva é comum apresentarem manchas após uma idade avançada”, explica Gabriella.

Estas marcas do envelhecimento, principalmente em idosos de pele clara ou caucasiana, possuem uma coloração castanho escura, são pequenas, arredondadas e se manifestam em áreas de maior contato com o sol. “Podemos vê-las no dorso das mãos, face, braços e, dependendo do sexo, nas costas em homens e no colo em mulheres”, exemplifica a médica.

Clareamento de pele é uma solução contra as manchas

É possível se prevenir destas manchas, que podem incomodar esteticamente no futuro. E a melhor maneira, você deve imaginar, é protegendo-se do sol. Elas podem ser evitadas com filtro solar e medidas de fotoproteção, como uso de chapéus, camisetas UV e permanência em áreas de sombra.

Caso você já possua essas marcas ou conheça alguém que queira se livrar delas, existem diferentes métodos para o clareamento da pele e que solucionam esta insatisfação. O ideal é que sejam colocados em prática no inverno. “Há o uso de ácidos, peelings, criogenia ou lasers. Mas nada melhor do que ir ao dermatologista para avaliação individual para sua pele”, afirma a profissional.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que idosos caucasianos costumam ter manchas escuras na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.