Extrato de algas vermelhas: Conheça mais sobre as propriedades desse ativo que ajuda a reduzir manchas na pele


  • +A
  • -A

O mercado dos dermocosméticos cresce a cada dia com a descoberta de novos ativos e matérias-primas que prometem suavizar as rugas, linhas de expressão ou reduzir manchas na pele. Uma dessas novas descobertas é a Rhodophyta, gênero que compreende as algas vermelhas, que levam esse nome por apresentarem coloração avermelhada. Com aproximadamente 5000 espécies, a maior parte das algas vermelhas é marinha de clima tropical e temperado e aproximadamente 200 espécies são de água doce.

Estudos apontam que ação das algas vermelhas atrasa o envelhecimento

O uso do extrato das algas vermelhas em cosméticos naturais e alguns cosmecêuticos pode trazer alguns benefícios para a pele, como: ação anti-envelhecimento (sua atividade antioxidante protege contra os radicais livres que induzem o envelhecimento e reduz enzimas que degradam o colágeno); ação antifúngica e antibacteriana; e ação clareadora, encontrado nas algas Palmaria palmata. “Os benefícios do extrato de algas vermelhas foram determinados através de estudos in vitro (ensaios laboratoriais), que indicam um potencial benefício”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim.

Extrato de algas vermelhas pode ser usado em cremes para reduzir manchas

Esses estudos laboratoriais verificaram que a ação clareadora do extrato de algas vermelhas tem um potencial para reduzir manchas na pele, com sua ação antioxidante e através da inibição da enzima tirosinase, envolvida no metabolismo da melanina. “O extrato deve ser usado em formulações tópicas, como cremes, loções e séruns”, indica Lilia.

Existem ensaios in vitro que indicam potencial citotóxico – ou potencial de substâncias nocivas para destruir algumas células – e antineoplásico – que tem a finalidade de inibir o crescimento de tumores – do extrato de algas vermelhas, o que pode futuramente ser utilizado em tratamentos contra alguns tipos de câncer. No entanto, ainda são necessários alguns estudos para concretizar esse potencial.

 

Dra Lilia Guadanhim é dermatologista médica da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia CRM 133850 / RQE 38658

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Extrato de algas vermelhas: Conheça mais sobre as propriedades desse ativo que ajuda a reduzir manchas na pele"

marleide

Preciso desse extrato estou com manchas na pela, principalmente nas mãos e nas pernas.

Cuidados Pela Vida

Olá Marleide, como existem diferentes tipos de manchas, orientamos você a procurar um profissional dermatologista, que irá avaliar as manchas existentes em sua pele e orientá-la sobre o uso do extrato de algas ou outro tratamento que atenda a sua necessidade. Desejamos que tenha sucesso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.