Por que a exposição ao sol pode criar manchas na pele?


  • +A
  • -A

Não é novidade para ninguém que os raios solares podem acelerar o processo de envelhecimento da pele, além de provocar desidratação e, em alguns casos, até mesmo câncer. No entanto, quem não se cuidar pode ter que lidar ainda com outro problema: manchas na pele. “A exposição ao sol pode desencadear fenômenos de pigmentação que são diferentes dos que ocorrem no bronzeamento transitório da pele”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani.

 

Genética e fatores emocionais influenciam no surgimento de manchas

 


Neste processo de pigmentação, a radiação ultravioleta A e a luz visível causam uma foto-oxidação da melanina pré-formada, transferindo a substância dos melanócitos, estruturas que sintetizam a melanina, para os queratinócitos, células que produzem queratina. O resultado dessa mudança é uma pele com aspecto manchado.

Para evitar o surgimento de manchas na pele, é preciso se proteger de maneira adequada. O uso de chapéu, óculos e roupas garantem uma barreira física de proteção à luz direta do sol. A alimentação balanceada também é importante, já que promove um incremento na fotoproteção. Inclua nas refeições alimentos ricos em carotenos e antioxidantes, como os que contêm vitamina E.

Usar protetor solar ajuda a evitar manchas de pele

 

De acordo com Vanessa, há ainda um componente emocional que influencia na saúde da pele. “Um aspecto fundamental é equilibrar o estado emocional, controlando a ansiedade e gerenciando muito bem suas emoções. Os exercícios físicos e técnicas de relaxamento ou meditação ajudam muito nesse equilíbrio, assim como a prática de atividades que distraiam a mente”, recomenda.

Para tomar sol e, ao mesmo tempo, evitar manchas e doenças de pele, é essencial não ficar muito tempo sob a luz solar. “A melhor forma é a exposição consciente ao sol, com restrição no período entre 10h e 15h, e o uso adequado de protetor solar, atentando-se à quantidade correta e às reaplicações frequentes”, conclui a dermatologista. Para quem já tem manchas na pele causadas pela exposição desprotegida ao sol, existem produtos que podem ajudar a uniformizar essas imperfeições.

Vale lembrar também que o protetor solar, além de proteger a pele dos efeitos estéticos prejudiciais da exposição excessiva ao sol, também é fundamental para a prevenção de doenças sérias, como o câncer de pele.

 

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-SP: 100793.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a exposição ao sol pode criar manchas na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.