Quais áreas do corpo são mais afetadas pela dermatite?


  • +A
  • -A

A dermatite atópica é um dos tipos mais frequentes de dermatite e atinge especialmente algumas áreas do corpo. “Em lactantes, a doença afeta principalmente a face, couro cabeludo e pescoço. Já em crianças de dois a 12 anos e em adultos, afeta as dobras dos braços e atrás dos joelhos, bem como o dorso das mãos, tornozelos e pescoço”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

Quais os sintomas da dermatite atópica?


A dermatite é uma doença crônica que provoca a inflamação da pele. Entre os principais sinais estão lesões avermelhadas, descamação e mudanças na tonalidade da pele, que também se torna mais seca e espessa. Os pacientes também sentem coceira, que pode provocar ferimentos e facilitar infecções bacterianas.

Para se prevenir da dermatite atópica, no entanto, as medidas não são específicas para cada região. “Os cuidados são basicamente os mesmos para todo o corpo e o principal é a hidratação diária. Além disso, evitar banhos quentes e demorados e evitar agentes irritantes, como sabonetes muito abrasivos, álcool gel, esponjas muito ásperas e roupas de lã em contato direto com a pele”, explica a médica.

Tratamento da dermatite atópica é específico para cada área do corpo?


As causas para o problema ainda não foram totalmente esclarecidas, mas a medicina acredita que o fator genético está envolvido no seu desenvolvimento, associando a dermatite à asma e à rinite alérgica em muitos pacientes. É importante se cuidar já que a doença pode causar diversas crises ao longo de meses e anos.

O tratamento da dermatite atópica varia de acordo com a gravidade e a extensão da doença. “Nos casos de crise, podem ser usados antibióticos tópicos e orais, anti-histamínicos para sedar a coceira, corticoides tópicos, imunomoduladores tópicos e até imunossupressores orais”, indica Juliana. A dermatologista afirma também que não existem diferenças significativas no tratamento em relação à região afetada.  

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 –  www.julianafonte.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais áreas do corpo são mais afetadas pela dermatite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.