Acne: Como os sabonetes contra oleosidade atuam contra espinhas?


  • +A
  • -A

A limpeza da pele é uma das medidas mais importantes tanto para a prevenção quanto para o tratamento das espinhas. “O excesso de oleosidade produzido pela pele é um dos mecanismos causadores da acne que, associado a hiperqueratinização do folículo, leva à obstrução dos poros”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani.

 

Sabonetes contra oleosidade atacam os mecanismos causadores da acne

 

Essa obstrução, junto às bactérias encontradas no local, provocam a inflamação das glândulas. O resultado é o surgimento da acne com o pus, o inchaço e a vermelhidão típicos dessa condição. Para diminuir o nível de oleosidade e, assim, manter a pele limpa, é possível recorrer aos sabonetes que combatem a oleosidade e, consequentemente, atuam contra as espinhas.

“Há vários tipos de sabonetes, que diferem entre si de acordo com seu princípio ativo, mas de modo geral eles atuam nos mecanismos causadores da acne. São substâncias como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico e a sulfacetamida”, cita a especialista.

As três substâncias promovem a quebra da queratina, afinando a pele e diminuindo cicatrizes e verrugas. O ácido salicílico também funciona como anti-inflamatório, ação compartilhada pela sulfacetamida, substância que atua ainda como bactericida e anti-seborreico. Sabonetes com zinco também contribuem para o combate às bactérias.

 

Tratamento em conjunto: hidratação, alimentação e equilíbrio emocional

 

Junto à ação dos sabonetes que controlam a oleosidade, é importante manter a pele hidratada por meio de hidratantes adequados para cada tipo de pele. Vanessa explica o motivo: “Muitas pessoas imaginam que, quanto mais seca a pele, melhor para o tratamento da acne. Porém, se ela estiver seca demais, a pele reage a esse desequilíbrio produzindo mais oleosidade”. É importante também evitar espremer as espinhas, já que isso pode deixar a pele vulnerável a infecções e piorar o quadro.

A médica diz ainda que, apesar de a alimentação ainda ser motivo de controvérsia no meio científico quanto aos reais efeitos sobre a acne, uma alimentação saudável contribui para a melhora das espinhas. Além disso, se manter equilibrado emocionalmente é outro fator que auxilia no sucesso do tratamento.

 

Dra. Vanessa Kodani é médica formada pela Universidade de São Paulo e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. CRM-SP: 100793.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Acne: Como os sabonetes contra oleosidade atuam contra espinhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.