Acne adulta: É possível sofrer com as espinhas durante a vida toda?


  • +A
  • -A

A acne é um problema causado pela obstrução dos folículos pilosos, estruturas da pele por onde os pelos crescem, e que inflamam junto às glândulas sebáceas. A acne, ou a espinha, como é popularmente chamada, pode prejudicar a autoconfiança e a autoestima e desestabilizar o indivíduo emocionalmente, além de gerar cicatrizes e manchas na pele, especialmente se for espremida.

As espinhas são mais frequentemente visíveis no rosto, nas costas, nos braços, no peito e no pescoço de adolescentes, por causa do aumento dos níveis hormonais, principalmente a testosterona, e do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas durante a puberdade. Entretanto, o problema não exclusivo desta fase da vida e pode surgir também em adultos.

 

A acne pode surgir na vida adulta

 

“A acne pode surgir na adolescência e permanecer durante a vida adulta, assim como pode surgir nos adultos, como a acne da mulher adulta e a acne decorrente de distúrbios hormonais e do uso de anabolizantes”, explica a dermatologista Juliana Fonte. A especialista acrescenta que o excesso de oleosidade e a oclusão da pele pelo excesso de cremes também podem causar a condição.

O tratamento deve começar com uma consulta a um especialista para avaliar a melhor abordagem, que varia de acordo com o paciente. “O controle da acne nos adultos vai desde os tratamentos tópicos até o uso de medicações orais, além de evitar o consumo excessivo de gorduras e doces”, afirma a médica.

 

Manter a pele limpa é fundamental para controlar acne

 

Algumas medidas adotadas no dia a dia também podem ajudar a reduzir ou a controlar as espinhas. Limpar a pele ao longo do dia para retirar o excesso de oleosidade, inclusive antes de usar maquiagem, não tocar a pele com a mão suja, usar filtro solar apropriado e evitar situações estressantes são algumas delas.

 

Dra. Juliana Fonte é formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 –  Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
acne
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Acne adulta: É possível sofrer com as espinhas durante a vida toda?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.