Por que ácidos são usados para clarear manchas na pele? Como eles agem?


  • +A
  • -A

Manchas na pele são comuns de serem vistas nas pessoas e têm diversas causas. Podem ser simplesmente devido ao envelhecimento, assim consequências de uma exposição solar sem os devidos cuidados, como a aplicação do protetor solar da maneira correta. Mas você sabia que ácidos podem ser utilizados para o clareamento destas manchas? Vamos entender mais sobre o assunto agora!

Os ácidos são comumente receitados por dermatologistas para o tratamento de manchas e os resultados são considerados satisfatórios, desde que se ajuste cada pele a uma melhor associação de ácidos e outros ativos. “Alguns deles, como o clássico ácido retinoico, tem poder de descamação e de renovação celular”, exemplifica o dermatologista Murilo Drummond.

Aplicação dos ácidos

Os ácidos mais encontrados e receitados pelos médicos em consultórios são: retinoico, ferúlico, mandélico, salicílico e suas associações. Cada um deles age de uma maneira na nossa pele: “O ácido retinoico descama e clareia, outros como o ácido ferúlico clareia, mas se usado em concentrações erradas, pode gerar queimaduras e até varizes na face, que chamamos de telangiectasias”, explica e alerta o Dr. Murilo.

Mas há algum horário do dia que estes ácidos devem ser, preferencialmente, aplicados? Sim, existe. A maioria deles podem ser manuseados já pela manhã, logo ao acordar. O ácido retinoico, no entanto, é recomendado apenas à noite.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. CRM-RJ 52.33705-1 – http://www.drmurilodrummond.com.br/

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que ácidos são usados para clarear manchas na pele? Como eles agem?"

rosenalda cardoso

Gostaria de saber por que o ácido é usado para clarear manchas na pele,se depois todas voltam e mais forte.

Ana Lúcia Santana

Por que as manchas voltam sempre mesmo usando um tratamento de ácido caro?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.