Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição


  • +A
  • -A

O enfisema pulmonar é uma doença respiratória crônica que afeta diretamente os alvéolos, pequenas estruturas presentes nos nossos pulmões que são responsáveis pela troca gasosa entre o ar e o sangue. Uma vez doente, os alvéolos ficam irritados e comprometem a capacidade respiratória. Mas o enfisema pulmonar tem cura? Consultamos o pneumologista Ciro Kirchenchtejn para responder esta questão.

Cigarro é a principal causa da doença

A patologia, na maioria dos casos, é produto de muitos anos de fumo de cigarro: “A fumaça do cigarro, ao ser inalada, pode lesar a mucosa da língua, cordas vocais e brônquios, causando uma inflamação crônica, muitas vezes irreversível. Mas ao chegar aos alvéolos pulmonares, pode causar o enfisema”, conta Kirchenchtejn.

Mas também há outros agentes que podem provocar o enfisema, como a inalação de poeira, poluentes e fumaças tóxicas em grande escala, como lembra o pneumologista: “Estes gases tóxicos, em pessoas susceptíveis, levam à destruição dos alvéolos, que são as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas nos pulmões, ou seja, pela obtenção do oxigênio. Registros hereditários também já foram feitos como fator contribuinte para o aparecimento da doença.

Não tem cura, mas pode ser tratado

Infelizmente a doença é considerada grave e seu quadro não pode ser revertido. Porém, há tratamento para que as coisas não piorem para um paciente com tal diagnóstico. O médico volta a falar no cigarro e é categórico: : “O principal tratamento é parar de fumar e não se expor mais à fumaça do cigarro. Quanto mais cedo, melhor.”

Além de parar de fumar, muitos medicamentos aliviam a sensação de falta de ar, e associdos a um programa de reabilitação, permite ao portador de enfisema a retomar suas atividades normais. Em alguns casos mais graves, “a doença deve ser tratada com cirurgia ou o pneumologista pode indicar um transplante de pulmão”, conta o especialista.

 

Dr. Ciro Kirchenchtejn é pneumologista formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atua no Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP. CRM-SP 50579

TAGS
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Enfisema pulmonar tem cura? Especialista tira suas dúvidas sobre a condição"

Pollyanne

Gostaria de saber se Enfisema pulmonar tem cura a minha comadre está com esse quadro e é fumante mais ela descobriu agora e ela só o sintoma que percebi era só tosse .

Pierangel Cistina ferdes de grande

Tem Cirurgia a Efisema pulmonar avançada ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.