O que é insuficiência venosa crônica? Quais são as causas?


  • +A
  • -A

A insuficiência venosa crônica, representada pela sigla IVC, é o conjunto de alterações crônicas que se desenvolvem no sistema venoso periférico e que afetam a pele e o tecido subcutâneo, principalmente nos membros inferiores. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos internacionais apontam que 80% da população está sujeita a apresentar a doença em graus leves.

Obstrução das veias pode causar insuficiência venosa crônica

 


Pacientes com a insuficiência venosa crônica podem sentir dor, sensação de peso ou cansaço em membros inferiores, câimbras e até coceira. “Os sinais mais comuns variam com o grau de gravidade da doença, podendo ir desde pequenas veias, chamadas de telangiectasias, até edemas ou mesmo hiperpigmentação e ulceração de pele”, cita o angiologista Marcos Arêas.

Estas alterações surgem por causa de refluxos ou obstruções no sistema venoso, mas a origem exata do problema ainda é estudada pela Medicina. Alguns fatores de risco, no entanto, são conhecidos: “As causas mais comuns são a trombose venosa profunda e as varizes de membros inferiores, porém causas mais raras, como má formação congênita, também podem causar a doença”, explica o angiologista Carlos Peixoto.

 

Sedentarismo e obesidade são fatores de risco para insuficiência venosa crônica

 


A falta de exercícios físicos que estimulem a circulação nas pernas também facilita o surgimento da insuficiência venosa crônica. Sabe-se ainda que pessoas com histórico familiar apresentam mais chances de ter a doença. Além disso, pessoas obesas, que trabalham em pé, que usam salto alto por muito tempo e mulheres com múltiplas gestações devem ficar atentas diante de qualquer sinal do problema.

De acordo com Arêas e Peixoto, o tratamento da doença consiste em eliminar a obstrução ou o refluxo que estão provocando os sinais e os sintomas da doença. O tratamento clássico é a remoção cirúrgica, mas técnicas mais recentes e menos invasivas têm ganhado espaço por sua eficácia, segurança e conforto no período pós-operatório. Entre elas estão endolaser, radiofrequência e terapia com espuma. O tratamento também pode incluir medicamentos, que ajudam a mitigar os sintomas da IVC, como dores nas pernas, sensação de queimação e inchaço.

 

Dr. Carlos Peixoto é angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-30863-5

Dr. Marcos Arêas é angiologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Hospital Universitário Pedro Ernesto. CRM-RJ: 52-61033-2

 

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
dor-nas-pernas
trombose
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que é insuficiência venosa crônica? Quais são as causas?"

Já fiz 2 cirurgias de varizes, em uma delas retirei a safena esquerda. Em maio de 2017 fiz uma dermoescleroterapia, porem minha perna está horrível, muito inchada, uma dermatite se instalou, sinto muito prurido. Haveria algum tratamento?

Já fiz 2 cirurgias de varizes, em uma delas retirei a safena esquerda. Em maio de 2017 fiz uma dermoescleroterapia, porem minha perna está horrível, muito inchada, uma dermatite se instalou, sinto muito prurido. Haveria algum tratamento?

Cuidados Pela Vida

Olá Rita. É normal que sua perna fique inchada por algum tempo, mas existem tratamentos para amenizar essas sequelas. Consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para ti. Abraços

Viviane Cabral

Eu tenho sentido muitas dores e queimação nas panturrilhas e nos pés,é uma sensação horrível,gostaria de me livrar disso.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.