Usar sapatos fechados por muito tempo pode contribuir para fragilização das unhas? Por quê?

  • +A
  • -A

A síndrome das unhas frágeis é uma condição que afeta a saúde das unhas, deixando-as fracas e quebradiças. Acredita-se que as unhas das mãos sejam mais atingidas pelo problema por estarem mais expostas a agentes externos, embora não haja um estudo científico comprovando essa teoria. Mas, é importante destacar que essa fragilização das unhas também pode afetar os pés. Confira!

Usar sapatos fechados favorece síndrome das unhas frágeis

 

De acordo com a dermatologista Kaliandra Cainelli, o uso de sapatos fechados por várias horas é um dos fatores que facilita a fragilização das unhas dos pés. “O sapato fechado favorece a ocorrência de microtraumas que prejudicam a estrutura da unha e facilitam sua quebra”, explica a médica. 

Além disso, quem tem suor excessivo nos pés também deve prestar atenção ao uso de sapatos fechados por muito tempo: o ambiente apertado e úmido facilita a proliferação de fungos nos pés. Esses seres vivos podem se espalhar pelas unhas e levar ao desenvolvimento da síndrome das unhas frágeis. A recomendação da especialista é, quando for possível, optar por sandálias e sapatos abertos. 

Hidratar os pés evita fragilização das unhas

 

Adotar algumas medidas voltadas para a higienização dos pés e das unhas pode ajudar a contornar o problema. “O hábito de hidratar os pés é uma medida positiva pois isso hidrata a cutícula e fortalece as unhas. O mesmo vale para o ato de cortá-las retas e lixá-las, deixando-as uniformes e removendo pontas”, indica a dermatologista. É importante também secar os pés corretamente depois de molhá-los ou de tomar banho. 

Em alguns casos, a suplementação da vitamina B7, também conhecida como biotina, pode ser recomendada para ajudar a evitar a fragilização das unhas. A biotina está associada à fabricação de queratina, responsável por dar força e firmeza às unhas. Seu uso será avaliado por um médico, baseando-se no histórico do paciente e em seus fatores de risco. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Usar sapatos fechados por muito tempo pode contribuir para fragilização das unhas? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.