Quais são as principais causas para a queda de cabelo?


  • +A
  • -A

A queda de cabelo ocorre por diversos motivos e pode ser dividida em dois tipos: a alopécia androgenética, que nada mais é do que a calvície, e o eflúvio telógeno, que é a queda ocasional dos cabelos relacionada a outras causas. Vale ressaltar que, apesar de ser mais comum em homens, a calvície também pode se manifestar em mulheres.

 

Calvície se diferencia por queda de cabelo ocorrer em locais específicos do couro cabeludo

 


Outra característica marcante da calvície – e que ajuda ainda mais a diferenciá-la do outro tipo de queda de cabelo – é o fato dela ocorrer em locais específicos do couro cabeludo. “No eflúvio telógeno, a queda é de fios de toda a cabeça, não somente algumas regiões”, explica a dermatologista Alexandra Bononi.

De acordo com a médica, como existem muitas causas para a queda de cabelo, é importante estar sempre cuidando da saúde. “Alterações hormonais, estresse, pós cirurgias, hipotiroidismo, carências nutricionais, emagrecimento excessivo, pós gravidez e efeito colateral de inúmeros medicamentos são algumas dessas causas. Portanto, o que é importante para cuidar do cabelo neste sentido é cuidar bem da saúde de maneira geral”, explica Alexandra.

 

Tratamentos para queda de cabelo apostam em loções e vitaminas

 


Lavar adequadamente o cabelo (já que oleosidade e caspa são fatores que precedem a queda de cabelo), evitar excesso de química e ter uma dieta equilibrada são medidas essenciais neste processo. “Em geral, um bom aporte de ferro, proteínas, zinco, vitamina A e B são excelentes aliados”, completa a dermatologista.


Quanto ao tratamento com medicamentos, é importante investigar corretamente para que seja efetivo, até porque ele depende muito da causa. “Loções capilares tópicas normalmente são utilizadas, assim como vitaminas para os cabelos. No caso do eflúvio telógeno, além da loção capilar e das vitaminas, deve-se corrigir a causa. Em relação à calvície, existem medicamentos específicos, voltados para essa questão”, conclui.

 

Alexandra Bononi é dermatologista formada em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em São Paulo. CRM-SP: 97012

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais são as principais causas para a queda de cabelo?"

Thaynara Hstefanne

O meu esta caindo horrores,principalmente quando esta molhado, não sei mais o qe fazer😢

Cuidados Pela Vida

Olá Thaynara, te aconselho a procurar um dermatologista para avaliar o seu caso com mais critério e detectar a causa da sua queda de cabelo.

célia

Olá, Não sei mais o que faço , meus cabelos tem caído bastante, principalmente quando molhados, Tenho evitado lavá-los com mais frequencia

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.