AchèAchè
    search
    Título

    Pele jovem: qual é a importância de fazer uso do protetor solar?

    Uncategorized

    Por

    Não é de hoje que os dermatologistas alertam para a importância do protetor solar, não apenas ao frequentar uma praia ou piscina, mas também no dia a dia, antes de sair de casa para trabalhar, estudar ou ir ao mercado. Além de proteger a pele dos efeitos nocivos da luz solar, auxiliando na prevenção do câncer, o produto também ajuda a manter a pele jovem por mais tempo, atuando contra o envelhecimento precoce.

    Protetor solar reduz perda de colágeno e elastina da pele


    “É essencial que os pacientes utilizem sempre filtro solar para impedir o
    envelhecimento precoce da pele por conta da perda de colágeno e elastina”, diz a dermatologista Gabriella Albuquerque. A recomendação vale também para evitar uma piora da vermelhidão da face, típica de pacientes que sofrem com uma doença inflamatória chamada de rosácea.

    O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo e é responsável pela sustentação e firmeza da pele. Quando há uma queda na quantidade dessa substância no organismo, a flacidez e as rugas logo se tornam aparentes. A elastina também é uma proteína encontrada no corpo e proporciona elasticidade. Juntas, colágeno e elastina trabalham para dar a aparência jovem e saudável para a pele.

    Fator de proteção solar e PPD dos filtros solares protegem a pele


    Mas para que essas características não se percam antes do tempo, o filtro solar deve estar sempre na bolsa ou na mochila. “A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aconselha filtros com
    fator de proteção solar (FPS) acima de 30. O FPS está relacionado à proteção contra os raios ultravioletas B, que causam a vermelhidão na pele após a exposição ao sol”, explica a profissional.

    Os consumidores devem avaliar também o PPD (pigmentos persistentes de pigmentação em português) do protetor. “Ele é descrito em ‘+’ e protege contra os raios ultravioletas A. Estes raios atuam de forma mais profunda e ajudam na destruição do colágeno da pele”, alerta a especialista. Para descobrir qual o melhor protetor para o seu tipo de pele, não deixe de consultar um dermatologista.

    Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes