Envelhecimento precoce: entenda a importância do filtro solar para manter a pele jovem


  • +A
  • -A

A falta de uso do filtro solar diariamente pode prejudicar a pele de diversas formas, seja manchas ou mesmo câncer. Uma delas é o envelhecimento precoce, causado pela alteração do DNA das células da pele por conta da forte incidência dos raios UVA do sol. Por isso os dermatologistas sempre indicam o uso de protetores químicos, mas também físicos, seja um chapéu, uma blusa ou os protetores com cor. Eles ajudam a formar uma segunda camada e refletir os raios solares. Descubra mais sobre a importância do filtro para manter a pele jovem.

Filtro solar com outros ativos como ácido hialurônico ajuda a prevenir o envelhecimento

Os raios de sol são diferentes pelo seu comprimento de onda. Os raios UVB geram mais vermelhidão na pele e penetram mais superficialmente. Já os UVA agem profundamente e promovem a alteração do DNA das células da pele, gerando envelhecimento precoce e neoplasias. “O uso de filtro solar a cada 90 minutos, com fator de proteção de no mínimo 30 e uma hidratação frequente e uso de ativos como vitamina C e ácido hialurônicos vão ajudar a manter a pele jovem”, explica o dermatologista Murilo Drummond.

Mas não é somente da ação do sol e vermelhidão que os protetores solares protegem. Eles também tem a capacidade de prevenir rugas e marcas de expressão. “A formulação dos protetores solares é bastante avançada atualmente e pode conter diversos ativos além da simples proteção aos raios UVA e UVB. Muitos podem ajudar a prevenir e reduzir rugas, mancha e câncer”, completa Murilo.

Lembre sempre de reaplicar o filtro corretamente

Para que o filtro solar aja corretamente é preciso sempre ficar atento nas formas de uso. A quantidade usada deve ser uma colher de sopa para todo o corpo e uma gota do tamanho de uma ervilha para cada área do rosto. A reaplicação deve ser de duas em duas horas, especialmente se entrar no mar ou piscina.

Dr. Murilo Drummond é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor titular do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, além de membro da Academia Americana de Dermatologia.

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Envelhecimento precoce: entenda a importância do filtro solar para manter a pele jovem"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.