Como funcionam cremes faciais antienvelhecimento?


  • +A
  • -A

Os anos vão passando e parece que o tempo começa a dar seus sinais também no nosso corpo: metabolismo menos acelerado, cansaço e as inconfundíveis rugas e pés de galinha no rosto. Por isso, o mercado de cosméticos investe bastante nas pesquisas de novos agentes antienvelhecimento para cremes faciais. A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, dentre outros, são também fatores que aceleram e provocam o envelhecimento precoce.

Como acontece o envelhecimento da pele?

O envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, à renovação celular mais lenta e à redução da rede vascular e das glândulas. A função de barreira que mantém a hidratação das células também fica prejudicada. Dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. “A pele vai perdendo com o tempo a capacidade de renovação, o que a torna mais seca e desvitalizada, realçando rugas finas”, explica a dermatologista Flávia Addor. Por isso, a hidratação é um dos principais fatores de ação dos cremes anti-idade. A hidratação leva a um efeito imediato e melhora o viço da pele, tornando-a macia e mais lisa.

Vitaminas e ácidos ajudam os cremes a recuperar a pele

Com o declínio de ativos que favorecem a renovação da pele e que ajudam a melhorar linhas é manchas, é preciso repor. Um exemplo são os derivados da vitamina A (retinoides) e alfa-hidroxi-ácidos (AHAS): um grupo de substâncias naturais encontradas em alguns alimentos que constituem uma família de ácidos orgânicos, como ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, entre outros. Eles possuem moléculas de menor tamanho e conseguem maior poder de penetração na pele. “Estes ativos também podem ajudar a melhorar as funções das células dérmicas, aumentando a síntese de proteínas e melhorando a firmeza e densidade da pele”, recomenda Flávia.

Outro mecanismo presente nos cosméticos antienvelhecimento são os antioxidantes. “Com ação protetora contra danos celulares, seu efeito se faz sentir ao longo do tempo, com melhora de sinais como linhas e manchas. A vitamina C é indicada a partir dos 20 anos de idade”, completa a dermatologista. Dos 30 aos 40, as fórmulas devem conter também peptídeos e ácidos hialurônico e retinóico. Para combater a flacidez e manchas, são indicados antioxidantes com ativos despigmentantes e ingredientes revitalizantes, como orquídea e células-tronco.

No entento, o melhor tratamento ainda é a prevenção. Usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos, com FPS mínimo 30, irá te ajudar a conseguir melhores resultados nos tratamentos de pele desde cedo.

Dra. Flavia Addor é dermatologista no Medcin Insituto da Pele. CRM: 66293-SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Como funcionam cremes faciais antienvelhecimento?"

DOLORES LIMA

Já usei diversos cremes e caros, mas ainda não visualizei resultados..

maria zélia de almeida

bons produtos,parabens

janice cunha ramos

Tenho 62 anos, sempre cuidei da pela, nunca durmo com maquiagem, mas tenho uma resistencia em usar filtro solar, no serviço, nao utilizo as lampadas acesa, mas se vou sair ao sol, uso o filtro., gostaria de saber qual tipo de creme devo usar, vejo sempre o progama do Dr Os, gosto muito das dicas que ele da.

Cuidados Pela Vida

Olá Janice, os médicos orientam o uso de medicamento após avaliar o resultado do exame. Caso tenha dúvidas sobre a orientação da sua médica, sugerimos esclarecer com outro profissional, que avaliará o exame e verificará a necessidade de uso ou não de medicamentos. Abraços

Rejania

Eu adoro os produtos da prufanse, muito Bom! Eu uso anti idade desde os 25 anos, estou com 41anos, ninguém me dá essa idade!

Fabiene patrícia dias

Com uma mancha no rosto e maslesma já usei tanta coisa é nada resolve me ajuda por favor…

Cuidados Pela Vida

Olá Fabiane, o ideal é você realizar uma consulta com um dermatologista, para que ele avalie as condições da pele e indique o tratamento para o seu caso. Abraços.

Mirian

Fiz2 sessões de luz pulsada e gostei do resultado.Uso Yvy C , uso filtro, e tomo Fáscia todos os dias Estou quase com 62 anos Estou fazendo certo?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.