Além da lisina, há outras substâncias que ajudam a combater o vírus do herpes?


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, transmitido pelo contato da mucosa oral ou genital. Ele provoca o surgimento de bolhas e feridas na região da boca, mas também pode não apresentar sintomas. O herpes não tem cura, mas é possível diminuir diminuir a sensação de dor e reduzir as manifestações.

O poder do extrato de própolis

Assim como contribui para a saúde do corpo, a alimentação saudável exerce um papel importante no combate ao herpes. A nutricionista Caroline Codonho afirma que existem alimentos que auxiliam na modulação do sistema imunológico e que ajudam a controlar o vírus no organismo.

“Entre os alimentos de uso mais comum, destaco o extrato de própolis, por sua alta capacidade antiviral que reduz a replicação do vírus do herpes”, aconselha a profissional. Caroline também sugere a inserção de frutas na dieta, já que diversos estudos relacionaram seu baixo de consumo com a maior incidência do herpes.

Crisina e kaempferol

A nutricionista cita o kaempferol, encontrada na erva-mate e na castanha da índia, e a crisina, disponível no maracujá, como substâncias benéficas no tratamento do herpes. A lisina, encontrada na carne de aves e peixes, é outra substância recomendada para o combate ao herpes, já que ela atua na produção de anticorpos e colabora para o fortalecimento do sistema imunológico.

“Essas substâncias atuam inibindo a multiplicação do vírus do herpes, quebrando seu ciclo de vida e aumentando a capacidade do nosso organismo de se defender da doença”, afirma Codonho. É necessário, porém, uma consulta com um médico especialista, que deverá avaliar as melhores formas de tratamento de acordo com o caso, como medicações antivirais.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Além da lisina, há outras substâncias que ajudam a combater o vírus do herpes?"

Simone

Olá. Gostaria de saber como consumir o extrato de propólis para aumentar a imunidade e assim evitar crises de herpes.

erilene

Olá. gostaria de saber se através do exame de HIV, pode ser detectada a herpes bucal? e quais outras maneiras podem ser transmitida?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.