Você sabia que viajar de avião é um risco para transmissão da gripe?


  • +A
  • -A

A recomendação de boa parte dos médicos é evitar viagens de avião enquanto estiver doente. O ambiente e a altura até a qual a aeronave sobe provocam alterações em todo o organismo, especialmente no sistema respiratório. O ar seco pode provocar crises alérgicas e piorar sintomas da rinite e a diminuição de oxigênio faz com que os pulmões precisem trabalhar mais.

Risco de transmissão da gripe aumenta em lugares fechados


Além disso, quem está gripado oferece riscos não apenas à própria saúde, mas também a de outros passageiros dentro de um avião. “Todo ambiente fechado e em que existam aglomerações de pessoas será favorável à transmissão do vírus da gripe e isso vale para teatros, cinemas e para aviões”, explica a imunologista Claudia Lobo César.

As chances de adquirir ou de transmitir o vírus da gripe são especialmente maiores em viagens de longa duração, em que os passageiros permanecem durante muito tempo em um ambiente fechado. Mas, é possível se proteger. “Existem maneiras de prevenir a transmissão do vírus da gripe, como protegendo boca e nariz ao tossir ou espirrar”, afirma a especialista.

Atitudes simples ajudam a evitar a transmissão do vírus


Lavar as mãos antes das refeições e evitar levá-las à boca e ao nariz também diminuem as chances de contaminação. É fundamental lembrar também da importância de se alimentar bem e de se hidratar durante a viagem, atitudes que ajudam o corpo a atacar o vírus e vencer a gripe com mais rapidez.

Outra medida importante é manter a vacina contra a gripe sempre em dia, principalmente pessoas que pertencem a grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, e especialmente durante as estações mais frias, em que há um aumento no número de casos. A vacina é atualizada a cada ano. Quem já está doente deve consultar um médico para avaliar o estado de saúde antes de embarcar.

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria/RS e atende em Itatiba/SP. CRM-SP: 53881

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Você sabia que viajar de avião é um risco para transmissão da gripe?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.