Tosse com catarro pode ser sinal de quais doenças?


  • +A
  • -A

A tosse é um dos sintomas que mais se associa com diferentes tipos de doenças e que se apresenta de várias formas. Existe a tosse seca e aquela acompanhada de secreção, mais comumente conhecida como catarro, sendo que nesta última a consistência e a coloração do material expelido indicam quadros com características próprias.

Tosse com catarro pode indicar bronquite, asma, pneumonia e até tuberculose


Segundo a imunologista Laira Vidal, a tosse com catarro pode ser sinal de sinusite, pneumonia e asma. Além disso, costuma indicar bronquite, bronquiolite, pneumonia e até mesmo tuberculose. No caso da bronquite, a tosse tende a vir acompanhada de outro sintoma, que é a falta de ar.

Já o catarro verde ou amarelo na maioria das vezes está ligado a infecções bacterianas. “A tosse com catarro esverdeado ou escuro normalmente é sinal de sinusite ou pneumonia bacteriana”, aponta a médica. Há também a tosse com catarro e sangue, que pode ser sinal de tuberculose ou de lesão nas vias respiratórias.

Tratamento para a tosse deve ser acompanhado por especialistas


Como a tosse, em geral, abrange um espectro de doenças relativamente vasto e com riscos significativos, é fundamental ir ao médico caso não haja melhora em até cinco dias. Com o detalhamento das particularidades do sintoma, o profissional será capaz de investigar e orientar o tratamento adequado (geralmente feito com o auxílio de antibióticos).

Como dito anteriormente, a tosse pode vir acompanhada de outros sintomas e a falta de ar não é o único deles. “Cansaço, febre e inapetência são comuns nas doenças marcadas por tosse com catarro”, completa Laira. Para combater todos esses inconvenientes, o ideal é seguir à risca as recomendações médicas, mas para eliminar especificamente a tosse com catarro, vale fazer nebulização com soro, beber, pelo menos, dois litros de água por dia, tomar chás expectorantes e procurar sempre expelir a secreção (jamais engolir).

Dra. Laira Vidal é alergista e imunologista, formada pela UFRJ e diretora-médica da Clínica de Alergia Alergolife, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – CRM 864129 – laira.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tosse com catarro pode ser sinal de quais doenças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.