Por que a vacina de gripe precisa ser reformulada de ano a ano?


  • +A
  • -A

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza e que infecciona as vias aéreas superiores. Entre os sintomas mais comuns estão tosse, espirros, febre, dores no corpo e na cabeça. A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais importantes para o combate desse problema de saúde tão comum.

Vírus da gripe está em constante modificação


A vacina da gripe é atualizada todos os anos e existe um motivo para essas constantes mudanças. “Ela precisa ser reformulada porque a cada ano ocorre a incidência de um tipo diferente de vírus. A vacina contra a gripe para 2017 contém a proteção para vírus diferentes da vacina de 2016”, explica a imunologista Claudia Lobo César.

As reformulações da vacina são feitas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que coleta dados sobre os tipos de vírus mais comuns entre a população. Além disso, o vírus Influenza está sempre sofrendo mutações e a vacina mais atualizada busca proteger também contra novos subtipos e mudanças que surgem de tempos em tempos.

Vacina da gripe não é 100% efetiva


“O objetivo da vacina é reduzir o risco da doença provocada pelo Influenza e não tem nenhuma ação contra o resfriado comum. A vacina não é 100% efetiva, porém diminui os riscos de complicações da doença”, afirma a especialista. A campanha de vacinação elaborada pelo Ministério da Saúde começa no outono e tem como objetivo diminuir o risco de contaminação durante a época mais fria do ano, período no qual o vírus consegue se espalhar mais.

Entretanto, a transmissão da gripe continua durante a primavera e o verão e nunca é demais tomar alguns cuidados básicos. Lavar as mãos antes das refeições, depois de utilizar e segurar objetos compartilhados e ao chegar em casa são atitudes fundamentais, assim como evitar levar a mão à boca, ao nariz e aos olhos, se manter hidratado e bem alimentado e tapar a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Dra. Claudia Lobo César é alergista, imunologista e pediatra, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atende em Itatiba/SP. CRM-SP: 53881

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a vacina de gripe precisa ser reformulada de ano a ano?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.