Dor de garganta: quais são as doenças que possuem esse sintoma?


  • +A
  • -A

A dor de garganta é um sintoma que aparece nos mais variados tipos de doença e, portanto, se origina através de diferentes causas. Em função disso, abre-se um vasto leque de opções de tratamento, já que cada enfermidade demanda procedimentos específicos. O uso de sintomáticos (analgésicos e/ou anti-inflamatórios) se aplica de maneira mais geral.

Dor de garganta com pus nem sempre está associada a doenças bacterianas


“Inúmeras doenças possuem esse sintoma, o que inclui causas infecciosas (bacteriana, viral, fúngica), físicas (trauma por corpo estranho) ou químicas (suco gástrico que resulta de refluxo gastroesofágico), aponta o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini, que também acrescenta doenças como neoplasias de boca e garganta nesta lista.

O médico faz uma ressalva importante a respeito da presença de pus em uma garganta dolorida. O aparecimento de pus nem sempre está associado a doenças bacterianas. Sendo assim, nem toda dor de garganta purulenta necessita de antibioticoterapia.

Doenças infecciosas são as mais preocupantes


Dentre as doenças que tem a dor de garganta como um dos principais sintomas, as infecciosas costumam ser as mais preocupantes. “Elas podem levar a sintomas sistêmicos e progredir localmente (como nas causas bacterianas, em que podem haver abcessos amigdalianos ou periamigdalianos) ou sistemicamente, com o exemplo da febre reumática”.

Quanto aos processos inflamatórios (não-infecciosos), a maior consequência é a própria dor. “A dor pode restringir a ingestão hídrica e alimentar. Se há impactação de corpo estranho (como por exemplo a presença de uma espinha), é importante retira-lo para que não evolua com uma infecção secundária, o que iria piorar ainda mais o processo inflamatório”, conclui o profissional.

Dr. Bruno Scarpellini é infectologista e epidemiologista, pesquisador e epidemiologista do Laboratório de Retrovirologia da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. CRM-RJ: 5271607-3.

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dor de garganta: quais são as doenças que possuem esse sintoma?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.