Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural


  • +A
  • -A

O tratamento para diversas doenças passa pela ação de remédios, mas alguns componentes naturais têm ação comprovada no combate a diversas enfermidades e condições. A rosa silvestre é um exemplo disso.

A planta, originária do Oriente e também conhecida como rose hips, rosa mosqueta ou canina, chama atenção por sua alta concentração de vitamina C, trazendo benefícios para a saúde da pele, além de reduzir os níveis de colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e diminuir inchaços.

Rica em vitamina C, rosa silvestre contribui para uma pele saudável e bonita

Segundo a nutricionista Yasmin Gonzales, a planta é rica em vitamina C, um verdadeiro antioxidante natural, que neutraliza a ação dos radicais livres. “Muito utilizado na indústria de cosméticos e na medicina preventiva, o nutriente previne o envelhecimento precoce da pele. Vitaminas A e E, selênio, ferro e cálcio também são encontrados na planta”, explica, afirmando que a alta concentração de ácido ascórbico também fortalece o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Rosa silvestre reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares

De acordo com a especialista, o consumo da rosa silvestre é excelente para pessoas que enfrentam retenção de líquidos, especialmente na região abdominal. “As fibras encontradas em sua composição também contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) e ajudam no controle da glicemia em diabéticos”, explica, destacando que existem estudos apontando que a planta também reduz a ocorrência de doenças cardiovasculares, ajuda no combate à obesidade e até mesmo a alguns tipos de câncer.

Rosa silvestre é contraindicada para pessoas com anemia falciforme

A nutricionista explica que, por conta da alta concentração de vitamina C, a planta não é indicada para pessoas com anemia falciforme (doença hereditária que atinge os glóbulos vermelhos do sangue, também conhecido como hemácias), pois pode aumentar a absorção de ferro no organismo, o que gera dor no indivíduo portador da doença, já que contribui para a obstrução das veias e para a “quebra” as hemácias. “As mulheres grávidas também devem suspender o consumo deste e de outros chás no período da gestação. O importante é consultar um profissional da área para que possa lhe orientar adequadamente”, finaliza.

Dra. Yasmin Gonzalez é nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós graduanda em Nutrição Aplicada à Gastronomia. Responsável pelos serviços Home Detox, Personal Cook e Petit Chef. – CRN: 13100035

 

TAGS
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Rosa silvestre: saiba tudo sobre esse poderoso antioxidante natural"

Maria conceicao

Estou usando para recuperar deficiência da. Vitamina C e para melhorar a pele , estou satisfeita com o resultado ,.

silvania Guilhermina

Vou toma

Cuidados Pela Vida

Olá Silvania, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos você a realizar uma consultar com um profissional médico para que ele possa lhe orientar adequadamente. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.