Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?


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As articulações são conexões estabelecidas entre os ossos e revestidas por cartilagem. São partes fundamentais para o organismo porque possibilitam a movimentação do corpo. Essas estruturas requerem cuidados especiais porque sofrem com um desgaste natural ao longo dos anos, que pode se acentuar durante a velhice e afetar a qualidade de vida.

A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os médicos para combater diversas doenças e para nutrir a cartilagem que reveste as articulações. Segundo o ortopedista Roberto Ranzini, no entanto, “toda atividade física de impacto provoca um aumento do desgaste das articulações, assim como todo o aparelho locomotor está exposto a lesões por traumas diretos ou indiretos”.

Benefícios para os músculos, articulações e cartilagens

Os alongamentos podem trazer benefícios indiretos para as articulações, uma vez que previnem contra o encurtamento dos músculos e uma possível pressão na cartilagem exercida pelos exercícios físicos. “O alongamento muscular melhora o fluxo sanguíneo e, consequentemente, o fortalecimento dos músculos, medida mais importante para proteção articular e óssea”, afirma Ranzini. De acordo com o ortopedista, o alongamento ainda mantém a amplitude dos movimentos articulares, que tendem a diminuir com o passar dos anos.

Na luta contra o desgaste das articulações e das cartilagens, a alimentação rica em colágeno entra como importante aliada. O colágeno é uma proteína que atua no funcionamento e manutenção da cartilagem e permite que os ossos façam os movimentos corretamente. Sem as cartilagens, a articulação se desgastaria com mais facilidade.

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista e traumatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Medicina Esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

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1 comentário para "Preparação para os exercícios: o alongamento pode ser usado como uma prevenção do desgaste nas articulações?"

janete

e disso que preciso. um bom alongamento. por conta das caminhadas. ajuda não comprometer as articulações.

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