O que é angioplastia? Especialista explica como é este procedimento


  • +A
  • -A

Você já ouviu falar na angioplastia? Trata-se de um procedimento não cirúrgico realizado pela primeira vez na década de 1970. Seu objetivo é restaurar o fluxo sanguíneo dificultado pela presença de placas de gordura no sistema circulatório, por meio da desobstrução das artérias coronárias, responsáveis pelo transporte de oxigênio ao coração.

Angioplastia é recomendada para pacientes com dores no peito


O procedimento utiliza cateteres que levam balões ou stents até o vaso lesionado. Lá, essas estruturas aumentam a passagem de sangue e estabilizam a abertura feita, respectivamente. “Usa-se apenas anestesia local e geralmente a punção é feita na virilha ou no braço do paciente, mantendo-o acordado”, explica a cardiologista Bruna Baptistini.

A angioplastia, que é considerada eficiente, é indicada principalmente para pacientes que sentem dor no peito, para aqueles que já sofreram um infarto agudo e que apresentam evidências de isquemia no coração. “Também é recomendada para pacientes com doenças sistêmicas graves e que têm acometimento de várias artérias coronárias e para quem tem um elevado risco cirúrgico ou fatores que limitam o tempo de sobrevida, como portadores de alguns tipos de câncer”, acrescenta a profissional.

Depois que a intervenção é realizada, o paciente é orientado a ficar em repouso absoluto no leito por 12 horas com a perna esticada, no caso da angioplastia realizada na artéria femoral. “Os cuidados incluem um rigoroso acompanhamento feito por um cardiologista, principalmente nos seis primeiros meses depois da procedimento, período em que há chance de nova obstrução”, afirma a médica. O tratamento da hipertensão não costuma sofrer alterações.

Complicações da angioplastia são raras


Entretanto, há algumas contraindicações relativas, semelhantes às do cateterismo. Entre elas estão pessoas com risco de sangramentos excessivos ou obstrução do vaso tratado, portadores da doença difusa das artérias coronárias e problemas relacionados à coagulação sanguínea.

De acordo com Bruna, também há pequeno risco de complicações que vão desde alergia a substâncias ministradas durante o procedimento até AVCs, infartos, arritmia cardíaca, insuficiência renal e oclusão da artéria.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
circulacao
dor-no-peito

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "O que é angioplastia? Especialista explica como é este procedimento"

Elizeth Gonçalves do Lago

Fiz cineangiocoronariografia pelo braço e fiquei com o braço e a mão direita dormente. Isto é normal? Estou preocupada. Me de uma resposta por favor.

Cuidados Pela Vida

Olá Elizeth, precisamos saber mais detalhes sobre o seu caso para poder te ajudar. O nosso serviço de teleorientação pode te ajudar com mais propriedade. O número é o 0300-188-1006. O serviço funciona 24h por dia.
Abraços

Jussara marconfes

Ola!eu nao fumo e nem bebo nao sou obesa e nem hipertensa porem sou muito nervosa e vivo stressada.e de uns dias pra cá tenho sentido dor no meio das costas mais pro lado esquerdo e dor no queixo e mandibula eu posso estar infartando?gostaria de saber tbem que só o stress é capaz de lesar o coraçao ?e se for o que devo fazer?obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Jussara, pelo que você nos descreveu, possivelmente são sintomas de estresse. Procure mudar sua rotina e procurar alternativas para descansar mais sua mente. Também recomendo que você passe por uma avaliação médica para avaliar seu caso. Abraços

Claudia Lima

Meu pai tem 68 anos toma medicamentos para colesterol, diabete e triglicérides e esta tudo normal. O medico pediu uma angioplastia, será que não existe algum tratamento com medicação antes para tentar resolver o problema?

Cuidados Pela Vida

Olá Claudia, é muito difícil recomentar algum outro tratamento se o médico já indicou a angioplastia. Você pode procurar uma segunda opinião de especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços

Wagnangela

Meu pai fez esse procedimento a um mês e ainda sente dores no coração isso é normal ? O coração dele só funciona a metade e ta muito fraco quando é indicado o transplante e se nesses casos podem ser indicado ?

Cuidados Pela Vida

Olá Wagnangela, o transplante de coração somente é recomendado em casos extremos. Seu pai retornou ao médico após o procedimento? É importante que ele receba acompanhamento. Abraços

Lucelia

Olá,meu pai fez uma vez..deu infarto nele assim que terminaram o procedimento…pois aí,ficou bem..passou…..Aí depois de 4 anos vai fazer novamente…Será q tem novo risco do infarto ? Ele É hipertenso tbm…..obrigada !

Wagner

Ola, tenho 30 anos e estou pesando 123kg, algumas vezes senti dores no peito do meio para o lado esquerdo e minha pressão algumas vezes fica 90 por 145, posso estar com inicio de algum problema cardíaco?

Cuidados Pela Vida

Olá Lucelia, todos nós estamos sujeitos a sofrer mais de 1 infarto, porém, o tratamento aliado aos bons hábitos alimentares e pratica de atividades físicas acompanhadas por um médico podem fazer toda a diferença para a prevenção de novos episódios. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Wagner, sem exames detalhados fica difícil de indicar se você possui algum problema cardíaco, mas é sempre recomendável que você realize exames periódicos para avaliar a sua saúde. Abraços

Meibel parmeggiani

Fiz a angioplastia faz 10 dias e sinto muita dor na virilha, parece que tem uma coisa dura ali, tipo um caninho! É possível que tenha ficado alguma coisa lá dentro???? Obrigada por qualquer ajuda! Estou preocupada!

Cuidados Pela Vida

Olá Meibel, não acredito que possa ter algo dentro da sua virilha, mas recomendo que você procure seu médico para uma reavaliação.
Abraços

aparecida

Aparecida Ola meu marido teve infarto. Ele tem lupos i foi fazer o cateterismo. So que o médico. Falou. Que ele tem que fazer a angioprastia. Tem alguns. Ricos. Pq ele tem. Por favor mi responda

Priscila

Boa tarde, meu filho tem 14 anos e a quese 2 anos foi diagnósticado com estreitamento de artéria renal, ocasionando uma hipertensão secundária de difícil controle, os médicos disseram em fazer uma cirurgia mais aqui no rio não estamos conseguindo, será que essa angioplastia não poderia ser feita no caso do meu filho ao invés da cirurgia? Por favor me ajudem já estou quase 2 anos vendo meu filho sofre

margareth sarita quartiero

ontem as 12:00 e ás 15:00, senti uma forte dor no braço esquerdo, cheguei a ter ânsia de vômito…o que poderia ser?

Edilene Borges da Silva Travassos

Bom dia, meu esposo sofreu um infarto de grau leve há 2 meses , fez o cateterismo e deu que 3 artérias estão comprometidas com 70 a 80%, seria possível fazer a angioplastia para resolver ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.