Qual é o impacto de um infarto no músculo do coração?


  • +A
  • -A

O infarto ou ataque cardíaco pode acontecer em diferentes intensidades, o que significa que o seu impacto também tende a se manifestar de maneiras distintas em cada circunstância. Segundo a cardiologista Bruna Baptistini, o impacto de um infarto no músculo do coração varia conforme idade, sexo, outras doenças associadas e grau de obstrução das artérias do coração.

“Pode-se ter infartos silenciosos e que não geram lesões no músculo cardíaco ou, em contrapartida, comprometimentos graves com deterioração e perda de função do músculo”, aponta a médica. De todo modo, o infarto e as doenças cardiovasculares em geral são as principais causas de morte no mundo todo, então é preciso ter muita atenção, mesmo no caso de infartos de grau menor.

 

Doenças e infartos prévios aumentam risco de novo ataque cardíaco

 


A médica explica que o comprometimento do músculo do coração e de sua função está relacionado às doenças prévias do paciente e ao grau de obstrução das artérias coronárias. “Pacientes previamente hipertensos, diabéticos, dislipidêmicos e tabagistas costumam evoluir com obstruções mais importantes dos vasos sanguíneos e, consequentemente, geram maior comprometimento orgânico”.

Além disso, a cardiologista informa que pacientes que já tiveram episódio de infarto são considerados de maior risco, porque eles geralmente apresentam obstruções residuais em outros vasos sanguíneos. “Mas se o tratamento for rigorosamente respeitado, as chances de um novo evento são menores”, completa Bruna.

 

Tratamento contra infartos

 


O tratamento de um paciente que já sofreu infarto é multifatorial. Engloba cessação do tabagismo, prática de atividade física, controle rigoroso da pressão arterial e da glicose no sangue, perda de peso e hábitos alimentares adequados. “Concomitantemente, o uso de medicações está sempre indicado, sendo individualizado para cada caso”, conclui a cardiologista.

 

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
dor-no-peito
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual é o impacto de um infarto no músculo do coração?"

Luana

Ótima matéria,temos que tratar muito bem o coração.

Fernando garcia

Dor no peito pode ser um possivel infarte ou existe outro diagnóstico de outra doença relacionada com essa dor? Pois sempre sinto uma dor de intensidade leve no meu peito,e sensações de falta de ar,mais já fiz vários eletrocardiograma e até exame de sangue das enzimas cardiacas e deram todos normais,mais ainda continuo tendo essas eventuais dores e sensações no meu peito.

Cuidados Pela Vida

Olá Luana, obrigada pelo elogio. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Fernando, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações.Recomendamos que você realize uma consulta para que o especialista possa melhor investigar e realizar seu diagnostico. Melhoras

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.