Qual a diferença entre Asma, bronquite e DPOC?


  • +A
  • -A

Com a chegada do inverno, os problemas respiratórios se tornam mais frequentes levando a um aumento de hospitalizações. Mas você sabe identificar os principais problemas antes de procurar um médico? O pneumologista Dr. Paulo Goldenfum explica ajuda você a entender as diferenças entre asma, bronquite e DPOC, e como controlar cada uma delas. Fique atento!

ASMA

O que é?
Asma é uma doença comum das vias aéreas ou brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas.

Como atua no organismo?
A causa exata da asma ainda não é conhecida, mas acredita-se que é causada por um conjunto de fatores ambientais e genéticos (história familiar de alergias respiratórias, asma ou rinite).

Sintomas
Falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou peito pesado, chiado no peito, tosse.

Como evitar crises?
Evitar o contato com gatilhos como poeiras, fumaças de cigarro, pelos de animais, mofo, pólens, produtos químicos, usar diariamente a medicação controladora e visitas frequentes ao médico.

Tem cura?
Não. Existem tratamentos que melhoram muito os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. Assim, asmáticos tratados podem ter qualidade de vida igual à de qualquer pessoa.

Como cuidar?
A maioria dos pacientes com asma é tratada com dois tipos de medicação: controladora ou de manutenção, que serve para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma, e medicação de alívio ou de resgate que serve para aliviar durante as crises ou quando houve piora da asma.

OBS: O tratamento da asma deve ser individualizado, isto é, o que serve para um asmático pode não ser o melhor para outro. Por isso, o tratamento da asma deve ser orientado pelo seu médico.

 

BRONQUITE

O que é? 
É a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. O termo foi usado por muitos anos e ainda, frequentemente, usados por pediatras para definir um quadro de asma mais leve. Os pneumologistas preferem usar o termo bronquite para pacientes com bronquite crônica ligados ao tabagismo.

Como atua no organismo?
A bronquite causa inflamação crônica nas vias respiratórias, produzindo tosse e escarro associado a episódios de falta de ar e chiado no peito.

Sintomas
Chiado no peito, falta de ar, tosse, escarro

Como evitar crises?
Visitas frequentes ao médico, diagnóstico precoce da doença e uso adequado dos medicamentos prescritos.

Tem cura?
Não. É uma doença crônica que tem controle, já a bronquite aguda que apresenta os mesmos sintomas é muitas vezes de origem viral e/ou bacteriana, tendo cura espontânea ou com tratamento com antibióticos, corticoides e medicamentos inalatórios.

Como cuidar?
O controle se faz com o uso de medicamentos inalatórios com corticoides e broncodilatadores.

 

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

O que é?
Mais conhecida como enfisema pulmonar e bronquite crônica, é caracterizada por obstrução ao fluxo aéreo sem totalidade de reversão.

Como atua no organismo?
A DPOC atua no organismo como uma resposta inflamatória pulmonar desencadeada por exposição a partículas ou gases tóxicos, sendo o tabagismo o agressor mais frequente.

Sintomas
Falta de ar, tosse seca (não produz expectoração) e produtiva (vem acompanhada de secreção), chiado e aperto no peito.

OBS: A doença piora progressivamente ao longo do tempo, forçando diminuição das atividades físicas, até a incapacidade de desempenhar qualquer atividade diária devido à falta de ar.

Como evitar crises?
Evitar o uso do cigarro e abandonar o tabagismo o mais precocemente possível.

Tem cura?
Não. Mas tem tratamento e controle, devendo ser realizados o mais breve possível para minimizar efeitos futuros.

Como cuidar?
O controle se dá com o abandono do tabagismo e o tratamento farmacológico com medicamentos inalatórios a base de broncodilatadores e corticoides. A atividade física e vacinação para gripe e pneumonia são fundamentais. Também não podemos esquecer de uma boa alimentação.

Dr. Paulo Goldenfum é presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul CRM 18746

 

TAGS
asma
dpoc
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual a diferença entre Asma, bronquite e DPOC?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.