Mitos e verdades sobre a asma


  • +A
  • -A

A asma é uma doença respiratória. O inverno significa um período conturbado para quem sofre da doença. Considerada uma das doenças crônicas mais comuns, que afeta tanto crianças quanto adultos, esse problema mundial de saúde acomete mais de 2 milhões de pessoas por ano somente no Brasil. Para ajudar você a se prevenir e entender melhor como a doença atua, conversamos com o pneumologista Dr. Paulo Goldenfum e esclarecemos 6 mitos (ou verdades!) sobre a asma. Confira!

1) “Quem tem asma não deve ter animas em casa.”
Selo Verdade
VERDADE: Contato com animais faz mal para que tem asma pois o pelo pode desencadear crises. O ideal é não ter animais em casa ou no mínimo não deixá-los entrar no dormitório do paciente.

 

2) “Ar-condicionado e ventilador fazem mal para asmáticos.”
Selo Mito
MITO:
O uso do ar-condicionado não faz mal, mas ele pode ser prejudicial quando o filtro não está limpo ou quando não se troca o filtro. Já o ventilador não faz mal, porém não deve estar virado diretamente para o paciente.

 

3) “Asmáticos não podem andar descalço e tomar chuva.”

Selo Verdade
VERDADE:
Os pacientes asmáticos e a população em geral devem ter cuidados com a exposição do corpo às mudanças climáticas. Recomenda-se que os pacientes protejam as extremidades no inverno e tenham um agasalho sempre disponível.

 

4) “O cloro na piscina prejudica quem tem asma.”

Selo Verdade
VERDADE:
O cloro pode desencadear crises de rinite e asma brônquica, mas isso depende muito de paciente para paciente. Atualmente, existem muitos locais que são tratados com soluções salinas em vez de cloro.

 

5) “Asma é uma doença hereditária.”

Selo Verdade
VERDADE:
Mas isso não significa que pais que têm asma terão filhos com a doença em 100% dos casos, porém a prevalência em filhos de pais asmáticos é muito maior.

 

6) “Asmáticos não devem praticar esportes.”

Selo MitoMITO: Asmáticos não só podem como devem praticar exercícios físicos. Para isso, a doença deve estar controlada e o paciente deve estar fazendo uso frequente de medicamentos preventivos. Existem muitos atletas olímpicos que são portadores. Quando o paciente estiver em crise, não pode praticar exercícios e deve procurar um pneumologista.

 

Dr. Paulo Goldenfum é presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul CRM 18746
TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Mitos e verdades sobre a asma"

walter

Excelentes as dicas, muito grato. Parabens.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.