Veja seis dicas para deixar o ambiente limpo e evitar crises de asma


  • +A
  • -A

A asma é uma doença que causa inflamação nas vias respiratórias e necessita de cuidados para que o paciente tenha uma saúde mais forte. Além da alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, quem sofre de asma precisa ter o ambiente onde vive com boa higiene. O pneumologista Dr. Adalberto Sperb Rubin recomenda 6 dicas interessantes para deixar sua casa limpa e livre de bactérias. Veja abaixo:

1. Deixe o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto bem limpo e arejado.

Um dos principais desencadeadores das alergias são os ácaros. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma. Limpar, entretanto, não significa apenas passar pano nos móveis e varrer o chão. Deixe seu quarto bem limpo e arejado. Importante: Cuidado com o exagero!

 2. A limpeza deve ser diária com aspirador (de preferência que tenha o Filtro HEPA) e pano úmido.

O uso do aspirador que tenha filtro Hepa é importante para manter a limpeza do ambiente. O material, formado por uma caixa com uma tela composta por fibras de vidro de 0,5 a 2 mícrons de diâmetro, filtra até 99,9% das impurezas contidas no ar em que respiramos, eliminando ácaros, vírus e bactérias. Outro adereço essencial é o uso do pano úmido, que serve para não levantar a poeira do ambiente.

3. Não usar vassouras.

Com o uso de vassouras, a poeira que estava no chão começa a se espalhar pelo ar por causa de sua leveza. Além da chance de causar uma crise asmática, é comum que o chão esteja todo sujo de novo em pouco tempo, pois a poeira volta para o piso.

 4. Retire tapetes, carpetes, cortinas, almofadas e estantes com livros.

Tire do seu ambiente tudo que facilite o acúmulo de pó. A casa ideal deve ter apenas o essencial, ou seja, uma decoração clean, além de ser clara e ventilada.

 5. Encapar colchões e travesseiros com tecido específico.

 De preferência utilize tecido antiácaro. Essas peças são feitas com material bem fechado, funcionando como uma barreira física. Elas são encontradas em lojas de produtos para alérgicos.

 6. Evite animais dentro de casa. 

O contato com animais pode provocar uma crise de asma, por isso é aconselhável não tê-los dentro de casa. Caso não seja possível, não deixe que eles entrem ou durmam no seu quarto. Outra medida é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada 2 semanas. Também é importante que o local em que o pet permanece a maior parte do tempo seja limpo toda semana. Afinal, não adianta deixá-lo limpinho se o espaço onde ele fica sujo.

Cuide bem sua saúde!

Artigo supervisionado pelo Dr. Adalberto Sperb Rubin.

Dr. Adalberto Sperb Rubin é Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre e Vice-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS. CRM 15842

TAGS
alergias-respiratorias
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Veja seis dicas para deixar o ambiente limpo e evitar crises de asma"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.