Seis dicas de alimentação para quem tem asma


  • +A
  • -A

Alimentação equilibrada ajuda a saúde de qualquer pessoa. Para quem sofre de asma, fazer refeições balanceadas ajuda na redução do número de crises. Para amenizar os sintomas da dificuldade respiratória, o pneumologista Dr. Adalberto Sperb Rubin apresenta 6 dicas importantes para uma alimentação mais saudável.

  1. Importância das frutas

Frutas são benéficas à saúde, e para o asmático não é muito diferente. Vale ressaltar que não existem evidências científicas de que o hábito de consumir frutas possa impactar diretamente no controle da asma, mas a ingestão de alimentos saudáveis sempre ajuda o organismo.

  1. Brócolis: alimento importante para asma?

Brócolis é conhecido como um dos vegetais mais ricos em nutrientes, como o cálcio que previne a osteoporose. No entanto, não existe comprovação científica que ajude no controle da asma. Mas uma alimentação equilibrada e adequada só traz benefícios para a saúde humana, e verduras e legumes nutritivos, como o brócolis, fazem parte de uma dieta adequada.

  1. Alimentos não recomendados

Evitar alimentos gordurosos e a ingestão frequente de doces, pois podem ser cruciais para acumular doenças na velhice. No caso da asma, é importante eliminar aqueles que individualmente causam alergias em particular. Para isso, é recomendável consultar um médico para saber qual o seu tipo de asma e, portanto, identificar os alimentos prejudiciais para sua saúde.

  1. Obesidade: previna-se!

A obesidade é uma doença que leva a complicações metabólicas e cardiovasculares, e, por ter componentes inflamatórios, pode representar um imenso risco para asmáticos. Crianças com peso elevado sofrem crises de asma com frequência e são propensas a se tornarem adultos com sérios problemas respiratórios. Portanto, o sobrepeso é prejudicial para quem tem asma e deve ser tratado com urgência.

  1. Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados contêm elementos químicos, que podem agravar quadros de inflamações. Dê preferência a comidas caseiras, frutas, verduras e legumes, priorizando sempre o natural em vez do artificial.

  1. Sal em excesso não faz bem

O tempero em excesso pode causar problemas de pressão e cardiovasculares. É preciso tomar cuidado com o acúmulo de sódio, muitas vezes existentes em salgados como pães, bolachas e molhos. Essa recomendação serve para qualquer pessoa, não só quem tem asma!

Artigo respondido e supervisionado pelo Dr. Adalberto Sperb Rubin

Dr. Adalberto Sperb Rubin é Chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Porto Alegre e Vice-presidente da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS. CRM 15842

TAGS
asma
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Seis dicas de alimentação para quem tem asma"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.