O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?


  • +A
  • -A

Qual mulher nunca reclamou da menstruação e seus efeitos no corpo? Muitas até chegam a sonhar com o período da menopausa, ou seja,  momento em que a mulher para de menstruar, para dar um fim nesse cenário. Entretanto, esse ciclo tem algumas mudanças nos níveis hormonais  que também causam alterações no corpo. A ginecologista Úrsula Maria E. B. Scolari explica um pouco mais sobre elas.

O que acontece na menopausa?                     

Por volta dos 45 anos de idade inicia-se a menopausa. Toda mulher vai passar por ela, isto é, o período é normal e esperado e não há motivos para preocupação. “Este período se chama climatério. É quando os óvulos com os quais a mulher nasce (cerca de 400) acabam e os ovários param de funcionar e produzir hormônios femininos”, explica a Dra. Úrsula.  A fertilidade também acaba e podem ocorrer sintomas por causa destes hormônios que variam em cada mulher.

Sintomas como calor e insônia são comuns

Fogachos, aquelas famosas ondas de calor, insônia, depressão, falta de ânimo, baixa libido, irritação e dor de cabeça são os sintomas mais comuns.  “Pode ocorrer também pele seca, queda de cabelos e vagina seca, mas isso depende muito de cada mulher”, acrescenta a ginecologista. Mais do que as mudanças no corpo, esses sintomas podem causar interferência no relacionamento familiar e conjugal. Por isto, apesar de ser um período comum, aconselha-se que toda mulher tenha um acompanhamento médico.

O período dura em média cinco anos, até que o organismo da mulher se acostume com a ausência dos hormônios. “Há aquelas que têm os sintomas por muito tempo. Depois disso ocorre o envelhecimento e, principalmente, o desgaste ósseo (osteoporose)”, afirma Dra. Úrsula.  A profissional ainda atenta que este desgaste  pode ser controlado com reposição hormonal (quando possível) e outros medicamentos.

Dra. Úrsula Maria E. B. Scolari é ginecologista obstetra. CRM-SP 76540

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?"

Rosana

Estou na menopausa e isso está afetando muito a labirintite, estou há um mês trabalhando com enxaqueca todos os dia, tomando medicação pesada (bestaistina 24 mg de 12 em 12h). Não posso fazer reposição hormonal (casos de câncer de mama na família). Além da reposição, quais os outros medicamentos a que a Dra. se refere?Obrigada

Cuidados Pela Vida

Olá Rosana, existem alguns medicamentos para desgaste ósseo (osteoporose), entretanto qualquer medicamento deve ser indicado pelo profissional médico que a acompanha, pois é necessário que ele verifique o resultado do exame que acusa a osteoporose antes de indicar o medicamento. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.